Economia
EUA e Índia finalizam termos de referência para acordo comercial, após visita de JD Vance

O representante de Comércio norte-americano (USTR), Jamieson Greer, anunciou por meio de um comunicado oficial que os Termos de referência para estabelecer um "roteiro" para as negociações sobre comércio recíproco entre Estados Unidos e Índia foram finalizados e que o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, reafirmaram a importância da iniciativa "Compact" entre as duas nações, que prevê a catalisação de oportunidades para parceria Militar, comércio acelerado e tecnologia, em encontro.
"As negociações em andamento ajudarão a alcançar o equilíbrio e a reciprocidade, abrindo novos mercados para produtos americanos e combatendo práticas injustas que prejudicam os trabalhadores americanos", escreveu Greer na declaração ao destacar o "engajamento construtivo" da Índia no diálogo.
Ao participar de um evento na cidade indiana de Jaipur na manhã desta terça-feira, Vance disse que os governos dos países estão trabalhando arduamente para alcançarem um acordo comercial e que um "progresso muito bom" foi feito durante a reunião com Modi. "Acredito que há muito que os Estados Unidos e a Índia podem realizar juntos", enfatizou.
"Queremos fazer parcerias com pessoas e países que reconheçam a natureza histórica do momento em que vivemos... da necessidade de nos unirmos e construirmos algo completamente novo, um sistema de comércio global equilibrado, aberto, estável e justo", acrescentou o vice-presidente.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube