Esportes
Descobrem na Jordânia inscrição hieroglífica do faraó egípcio Ramsés III (FOTO)

Em um avanço arqueológico notável, pesquisadores descobriram uma inscrição hieroglífica com o cartucho real do faraó Ramsés III (1186-1155 a.C.) na reserva de Wadi Rum no sul da Jordânia.
Um cartucho egípcio é um símbolo com uma forma oblonga, rematado por um traço, onde se escrevia o nome de um rei do Antigo Egito.
A descoberta foi anunciada pela ministra do Turismo e Antiguidades da Jordânia, Lina Annab, durante uma coletiva de imprensa, e é saudada como um momento crucial na compreensão das conexões históricas entre o antigo Egito, a Jordânia e a Península Arábica, escreve Arkeonews.
"Este é o primeiro [achado] de seu tipo a ser encontrado na Jordânia e fornece evidências raras e tangíveis da presença histórica do Egito faraônico na região", disse a ministra. Ela descreveu a descoberta como uma "adição qualitativa" à rica coleção de inscrições da Jordânia, reforçando o status do Reino como uma "biblioteca aberta" de patrimônio cultural.

A inscrição, localizada perto da fronteira jordano-saudita, inclui dois cartuchos que levam o nome de nascimento e o nome do trono de Ramsés III, um governante importante da XX dinastia egípcia.
O arqueólogo egípcio doutor Zahi Hawass destacou a importância desta descoberta, sugerindo que poderia levar a uma compreensão mais profunda das interações do Egito com o sul do Levante e da Península Arábica há mais de 3.000 anos.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3SÃO MIGUEL DOS CAMPOS
Encontrado corpo de segunda jovem que estava desaparecida
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara tenta justificar com “conversa mole” novo adiamento de audiência com Águas do Sertão
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes