Geral

MD: forças ucranianas lançam 48 ataques de drones e bombardeiam 444 vezes posições das tropas russas

Sputinik Brasil 20/04/2025
MD: forças ucranianas lançam 48 ataques de drones e bombardeiam 444 vezes posições das tropas russas
Foto: © AP Photo / Libkos

A Ucrânia, apesar da trégua de Páscoa, lançou 48 ataques de drones e bombardeou 444 vezes as posições das forças russas com uso de obuseiros, enquanto o Exército russo não a violou, relatou no domingo (20) o Ministério da Defesa da Rússia.

As forças ucranianas perderam mais de 420 soldados, três veículos blindados de combate Kozak, seis carros e duas peças de artilharia de campanha nas últimas 24 horas antes do início do cessar-fogo na zona de responsabilidade das unidades do agrupamento russo Tsentr (Centro).

O agrupamento russo Sever (Norte) eliminou até 40 combatentes ucranianos, três veículos blindados de combate, dois carros, quatro peças de artilharia de campanha, um lançador múltiplo de foguetes RM-70 Vampire de 122 mm de fabricação tcheca e um depósito de munição.

O agrupamento russo Yug (Sul) liquidou até 310 soldados, um veículo blindado de transporte de pessoal M113 fabricado nos EUA e quatro veículos blindados de combate do inimigo.

Por sua vez, o agrupamento russo Zapad (Oeste) libertou o povoado de Novomikhailovka na República Popular de Donetsk (RPD) e eliminou até 245 soldados, um tanque, um veículo blindado de transporte de pessoal, dois veículos blindados de combate Kozak, cinco carros, três peças de artilharia de campanha e três depósitos de munição do adversário.

As perdas do Exército ucraniano na área de ação do agrupamento russo Vostok (Leste) totalizaram mais de 160 militares, um tanque, três veículos blindados de transporte de pessoal, sete carros e três peças de artilharia de campanha, incluindo uma peça de artilharia autopropulsada Paladin de 155 mm fabricada nos Estados Unidos.

O agrupamento russo Dniepre liquidou mais de 100 homens, um tanque, cinco carros, quatro estações de guerra eletrônica e um depósito de munição do Exército ucraniano.

Além disso, a defesa antiaérea russa derrubou três bombas aéreas guiadas JDAM, um projétil de sistema Himars e 88 drones de asa fixa ucranianos.

No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos das forças ucranianas: