Alagoas
Nutricionista da Sesau orienta sobre os perigos do consumo excessivo de chocolate na Páscoa
É tradicional o aumento do consumo de chocolates na época da Páscoa, principalmente por parte de crianças. E, para evitar que esse período traga problemas para à saúde de quem adora saborear ovos, bombons e barras de chocolate, a nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Gilvania Nóia, orienta sobre o consumo seguro do doce.
“O consumo excessivo de chocolate pode causar ganho de peso, aumento do colesterol, problemas gastrointestinais e diabetes. Por isso, é importante que seu consumo seja de forma comedida”, destaca Gilvania Nóia.
A nutricionista da Sesau lembra que crianças menores de três anos não devem consumir chocolate. “Por ser muito rico em açúcar e gordura, o chocolate pode provocar diarréias, cólicas e outros problemas gastrointestinais, principalmente em crianças muito novas”, alerta a nutricionista da Sesau.
Amargo e meio amargo
Gilvania Nóia ressalta que o ideal é consumir os chocolates do tipo amargo e meio amargo. “Chocolates com cacau igual ou acima de 60% são mais saudáveis, por terem menos teor de açúcar e gordura, e mais indicados para o consumo”, sugere.
A nutricionista da Sesau salienta, ainda, que pessoas com doenças crônicas como diabetes ou hipertensão devem evitar o consumo de chocolate do tipo leite ou o branco. “Existem produtos no mercado sem açúcar que podem ser aproveitados por pessoas com diabetes sem causar riscos à saúde”, informa.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube