Política
"Foi a primeira oportunidade que eu tive para fazer algum curso", diz participante do Acessuas Trabalho

Na tarde desta quarta-feira (9), usuários do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Santa Lúcia receberam certificados de conclusão de oficinas do programa Acessuas Trabalho. Todos os participantes serão encaminhados para fazer cursos profissionalizantes no Senai Poço.
Ana Paula é usuária do Creas e destacou a importância de abraçar a primeira oportunidade que teve para se profissionalizar. Ela incentivou os colegas para a nova fase do programa.
"Os profissionais do Creas entraram em contato comigo, perguntando se eu tinha interesse e isso me tocou muito, porque foi a primeira oportunidade que eu tive para fazer algum curso. Foi um aprendizado muito importante para adquirir conhecimento, ingressar no mercado de trabalho e não tenho dúvidas de que minha escolha foi correta. Estou ansiosa para essa nova fase e torço para que dê tudo certo para os meus colegas e que a gente abrace essa chance", destacou.
Segundo o coordenador do Acessuas Trabalho, Pedro Jorge, a previsão é que os usuários iniciem os cursos a partir do mês de maio.
"Viemos prestigiar esse momento tão importante para os familiares daqueles que cumprem medidas sócio-educativas nas unidades do Creas em Maceió. Nesse momento, eles falaram da importância das oficinas e que não veem a hora de serem encaminhados para fazer uns cursos, no qual cada um deles escolheu. Então, muito provavelmente, todos esses usuários serão inseridos a partir da segunda quinzena do mês de maio no Senai", explicou.
O programa beneficiará 1.700 pessoas com formação profissional e desenvolve atividades como mapeamento de vagas de trabalho, preparação de currículos, oficinas de como se portar em uma entrevista de emprego, identificação de habilidades e potencialidades, encaminhamentos para cursos de qualificação e para vagas no mercado de trabalho.
Creas
As unidades oferecem o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos, conhecido como Paefi. São ainda oferecidos outros serviços, como cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto para jovens, abordagem social e atendimentos para pessoas com deficiência, idosos e famílias.
O trabalho das equipes técnicas de cada unidade do Crea consiste em orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município de Maceió. As equipes estão preparadas para fornecer informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estímulo à mobilização comunitária.
Quem atende
Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar, devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; entre outras demandas.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
4ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van