Economia
Projeções preliminares sugerem que comércio entre China-EUA pode diminuir até 80%, diz OMC

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou, em declaração publicada nesta quarta-feira, 9, que a escalada das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China representa "um risco significativo de uma forte contração do comércio bilateral". Disse também que projeções preliminares sugerem que o comércio de mercadorias entre as duas economias pode diminuir em até 80%.
Segundo a representante do cartel, os efeitos macroeconômicos negativos não se limitarão aos dois países, mas se estenderão a outras economias, especialmente às nações menos desenvolvidas. "Uma divisão da economia global em dois blocos poderia levar a uma redução de longo prazo do PIB real global em quase 7%", acrescentou.
"O desvio de comércio continua sendo uma ameaça imediata e urgente, que exige uma resposta global coordenada", escreveu Okonjo-Iweala, ao instar todos os membros da OMC a enfrentarem o que classificou como "desafio" por meio da cooperação e do diálogo.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
4ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van