Economia
Secretário do Tesouro dos EUA minimiza tarifa da China e prevê negociação Trump-Xi Jinping

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, minimizou o novo acréscimo na tarifa de importações de produtos norte-americanos pela China. Ele disse que a escalada é uma perda para os chineses, mas mencionou que uma "boa relação pessoal" entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, favorece uma resolução na guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas mundiais, em entrevista para a Fox Business, nesta quarta-feira, 9.
"Um passo muito bom com a China seria eles reconhecerem os precursores do fentanil. Os chineses precisam punir esses exportadores para os EUA", afirmou o secretário, ao defender que a potência asiática não deve "tentar desvalorizar" a saída da situação, mas sim ir à mesa para negociar.
Para Bessent, os aliados que se aproximam dos americanos em busca de negociação pelas tarifas devem pensar em como reequilibrar a China e, dentre os países, foram mencionados os principais parceiros comerciais dos EUA: Japão, Coreia do Sul, Índia e Reino Unido. "O que faremos nas próximas semanas é negociar país por país e, assim, teremos mais certezas", projetou.
O secretário ainda citou que o aumento do teto da dívida será feito por meio de reconciliação e que a desregulamentação deve permitir que os bancos comprem mais títulos do Tesouro americano. "Os EUA têm uma política de dólar forte", ressaltou.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van