Economia
Estoque total de crédito sobe 0,4% em fevereiro ante janeiro, para R$ 6,487 trilhões

O saldo das operações de crédito do sistema financeiro aumentou 0,4% entre janeiro e fevereiro, informou o Banco Central nesta quarta-feira, 9. O estoque atingiu R$ 6,487 trilhões, uma alta de 11,8% no acumulado de 12 meses.
O saldo para pessoas físicas avançou 0,4% em fevereiro e 12,5% em 12 meses. Para empresas, aumentou 0,5% no mês e 10,7% em 12 meses.
O estoque de crédito livre teve variação zero em fevereiro. O do crédito direcionado, com recursos do BNDES e poupança, aumentou 0,9% na mesma comparação. Entre os recursos livres, o saldo para pessoas físicas teve variação zero e o estoque para as empresas cresceu 0,1%.
O total de operações de crédito em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) passou de 54,7% em janeiro (dado revisado) para 54,6% em fevereiro.
Inadimplência
A taxa de inadimplência nas operações de crédito livre com bancos aumentou de 4,4% em janeiro para 4,5% em fevereiro, informou o Banco Central. Foi a segunda alta seguida. A taxa para pessoas físicas ficou estável em 5,6% (dado de janeiro revisado). A de empresas passou de 2,8% para 2,9%.
A inadimplência do crédito direcionado, com recursos da poupança e do BNDES, permaneceu em 1,5% na passagem de janeiro para fevereiro.
Considerando o crédito total, que inclui o livre e o direcionado, a taxa passou de 3,2% para 3,3%.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van