Política
Lelo Maia defende videomonitoramento escolar para proteger crianças

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 8, o deputado Lelo Maia (União) repercutiu uma reportagem de alcance nacional exibida na televisão sobre a agressão sofrida por uma criança neurotípica de 11 anos de idade, praticada pelo seu professor de capoeira durante uma aula na escola Meirelles Macedo, em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. Como a agressão foi registrada em vídeo, o parlamentar lembrou que protocolou um projeto de lei tornando obrigatório o uso de câmeras de videomonitoramento em escolas públicas e privadas do Estado de Alagoas. "Na minha visão é algo essencial", completou Maia, reforçando que também enviou ofício à Secretaria de Educação do Estado para que, independentemente da necessidade da lei, essa política pública fosse adotada.
"Até o momento não tive retorno. Mas, se vamos colocar câmeras em policiais, também deveríamos colocar câmeras nas escolas para proteger nossas crianças e adolescentes", concluiu Lelo Maia, ressaltando a importância que esse equipamento pode trazer para a segurança do ambiente escolar.
AparteA deputada Cibele Moura (MDB) parabenizou o colega pelo que chamou de sua luta incansável na defesa das crianças e jovens alagoanos. "Vossa Excelência tem se mostrado um deputado muito combativo e necessário a essas crianças e à segurança delas", elogiou a parlamentar, dizendo ainda que o vídeo da criança sendo agredida é chocante, mas não se trata de um caso isolado.
"Quem coloca suas crianças nas escolas tem certeza de que encontrará um ambiente acolhedor. Então, casos como esse — e também o que aconteceu aqui em Maceió, numa escola pública — chocam muito", disse Moura, referindo-se ao episódio em que uma criança foi segurada com força excessiva, a ponto de se machucar. O caso só foi descoberto por ter sido flagrado por câmeras. "Parabenizo seu pronunciamento e também o seu projeto de lei para instalação de câmeras nas escolas. Também protocolei um projeto que amplia o uso do monitoramento para qualquer ambiente em que crianças estejam sozinhas com adultos", disse ela, afirmando que ações como essa fazem com que pais e mães se sintam mais seguros.
Lelo Maia agradeceu as palavras da colega, prometendo apoio mútuo entre seus projetos de lei.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda