Alagoas

Seprev promove ação integrada com foco em segurança e acolhimento social em Maceió

Everton Dimoni / Ascom Seprev 08/04/2025
Seprev promove ação integrada com foco em segurança e acolhimento social em Maceió
Trabalho contou com a participação de equipes do programa Ronda no Bairro e da Rede Acolhe - Foto: Ascom Seprev


A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, na noite dessa segunda-feira (7), uma operação integrada de policiamento de proximidade, prevenção a delitos e abordagem social em quatro bairros de Maceió: Ponta Verde, Pajuçara, Prado e Centro.

 

A ação contou com a participação de equipes do programa Ronda no Bairro e da Rede Acolhe, resultando na apreensão de entorpecentes e no acolhimento de dois dependentes químicos para tratamento voluntário.

 

Durante o patrulhamento na região da Pajuçara, uma guarnição do Ronda no Bairro abordou um homem em atitude suspeita nas imediações da Praça Lions. Ao notar a presença policial, ele tentou fugir e se desfazer de substâncias ilícitas, mas foi interceptado. Com o suspeito, foram encontradas porções de maconha e cocaína. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes com indícios de tráfico de drogas. A ação teve o apoio do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

 

Para o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, o policiamento de proximidade tem sido essencial para fortalecer a segurança pública em Maceió.

 

“Esse modelo é uma resposta aos anseios da população alagoana e tem demonstrado resultados concretos na redução dos índices criminais. O Ronda no Bairro tem ampliado sua atuação ao unir o trabalho policial à assistência social, em parceria com outras forças de segurança”, destacou.

 

Além das ações repressivas, a operação também priorizou o cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade. Equipes de mobilização social do Ronda no Bairro, acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais da Rede Acolhe, fizeram buscas ativas em áreas com grande concentração de pessoas em situação de rua.

 

Durante as abordagens, foram feitas triagens sociais e dois dependentes químicos aceitaram voluntariamente iniciar tratamento em comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado.

 

“A busca ativa é uma ferramenta importante para oferecer a quem precisa uma nova chance. Estamos intensificando esse trabalho para garantir que o acolhimento seja feito de forma digna, com acesso a tratamento gratuito e acompanhamento especializado. Nosso objetivo é construir uma Alagoas mais segura e humana, com oportunidades reais de reinserção social”, concluiu Dória.