Alagoas

Uncisal lança Programa de Qualificação Interna para servidores efetivos da universidade

Patrícia Barros 08/04/2025
Uncisal lança Programa de Qualificação Interna para servidores efetivos da universidade
Contratação por tempo determinado visa a atender à necessidade temporária de excepcional interesse público - Foto: Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) tem investido no desenvolvimento de seus servidores, oferecendo oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Um dos projetos mais significativos nesse sentido é o Proquali/Uncisal – Programa de Qualificação Interna, que está sendo lançado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Supervisão de Desenvolvimento de Pessoas (Sudes), e cujo objetivo é o acesso de servidores efetivos aos cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu oferecidos pela Universidade.

 

O programa segue as alterações recentes na legislação das carreias dos servidores da Uncisal, em especial com a ampliação da política de desenvolvimento vertical para os servidores técnico-administrativo e a redução dos critérios de temporalidade na progressão vertical na carreira docente.


 

De acordo com o supervisor da Sudes/Uncisal, Raffael Gonçalves, a proposta de Resolução na qual consta o Proquali/Uncisal foi aprovada pelo Conselho Superior Universitário (Consu), instância máxima da Universidade. Ele ressalta que consta no Estatuto da Uncisal o artigo em que a Universidade se compromete a promover os meios necessários para assegurar o crescente aprimoramento e qualificação de seus quadro docente e técnico administrativo.


Segundo ele, o Programa surgiu através da percepção da Sudes da existência desse demanda dos servidores por qualificação técnicas nas suas áreas, principalmente no âmbito da pós-graduação. “Temos estatística sobre os títulos dos servidores e docentes, os níveis que estavam em termos de progressão e verificamos que havia uma lacuna para essa formação de pós. Entendemos que temos os cursos EAD ofertando qualificações nessas áreas de pós-graduação, temos flexibilidade. Então entramos em contato com o Centro de Educação a Distância da Uncisal (CED) para saber sobre esses cursos. A orientação foi que buscássemos algo institucionalizado. A Sudes passou a trabalhar em cima dessa proposta de resolução e criamos o Proquali/Uncisal”, explicou Raffael Gonçalves.

 

Ele ressalta que o programa visa proporcionar ainda mais formação aos servidores da Uncisal, alinhando suas habilidades e competências. “A iniciativa busca não apenas ampliar o acesso dos servidores a programas de formação avançada, mas também fortalecer o vínculo deles com o ambiente acadêmico e científico da universidade”, completou.


 

Para a pró-reitora da Gestão de Pessoas, Ana Jatobá, o Proquali/Uncisal faz parte de uma estratégia maior para fortalecer a qualidade do ensino, pesquisa e extensão na Uncisal, proporcionando aos servidores um desenvolvimento contínuo que se reflete diretamente na excelência acadêmica da instituição.

 

“Ao qualificar seus servidores para programas de pós-graduação, a Uncisal não só melhora a formação interna, mas também contribui para a formação de profissionais mais capacitados, com maior capacidade de liderança e inovação, que, por sua vez, impactam positivamente a qualidade dos serviços e da educação prestada à sociedade”, declarou a pró-reitora.

 

A regra tem aplicação imediata já para os próximos editais de pós-graduação e as regras de acesso serão definidas dentro dos respectivos editais dos programas de pós-graduação. As regras de inscrição e acesso serão definidas no próprio edital do programa. “As pós-graduações vão continuar no funcionamento padrão, mas diante das possibilidades legais de cada programa nós teremos um percentual de 10 a 20% das vagas destinadas exclusivamente para servidores”, explicou Ana Jatobá.

 

Ela destaca, ainda, que o projeto reforça o compromisso da Uncisal com a valorização do seu corpo funcional, reconhecendo o potencial dos servidores e oferecendo recursos para que possam expandir seus conhecimentos e avançar em suas carreiras acadêmicas. “Essa qualificação contínua também favorece a criação de uma rede colaborativa dentro da universidade, incentivando a troca de experiências e o fortalecimento da comunidade acadêmica como um todo”.