Alagoas

Mutirões de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural já realizaram mais de 1.500 atendimentos em AL

Tatiane Bastos / Ascom Seagri 08/04/2025
Mutirões de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural já realizaram mais de 1.500 atendimentos em AL
Mutirões tiveram início ainda no mês de fevereiro no município de Viçosa, onde foram atendidas 544 trabalhadoras rurais - Foto: Ascom Seagri



Mais de 1.500 pessoas que vivem nas zonas rurais de Alagoas foram atendidas durante os Mutirões de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, que percorreu os municípios de Viçosa, Penedo e Olho D’Água das Flores nos meses de fevereiro, março e abril. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e pela Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário de Alagoas.

A iniciativa faz parte do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em Alagoas, o programa integra o projeto da Seagri Agricultura Familiar em Movimento, que leva cidadania para as mulheres rurais e suas famílias ao promover acesso a documentos básicos, a exemplo de Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e o documento do agricultor familiar, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

A gerente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Joseani Castro, explica que, apesar de os mutirões terem ocorrido em municípios específicos, a ação conseguiu ultrapassar as fronteiras entre as cidades, aproximando serviços de cidadania essenciais para quem vive na zona rural, principalmente povos tradicionais e originários, como ciganos, indígenas e quilombolas.

“Essa ação promove acesso a documentos de significativa importância e que muitas vezes o trabalhador rural tem dificuldade em acessar, principalmente devido à localização em que reside. Entre o público atendido há importantes registros de emissão de primeira identidade de crianças e adolescentes e emissão de CAF de produtores que nunca haviam conseguido o documento”, destacou a gerente.

 

Municípios atendidos

Os mutirões tiveram início ainda no mês de fevereiro no município de Viçosa, onde foram atendidas 544 trabalhadoras rurais; a segunda edição foi em Penedo no mês de março, atendendo 560 pessoas. A última edição ocorreu nos dias 02, 03 e 04 de abril em Olho D’Água das Flores, chegando a atender 472 trabalhadores rurais.

 

Outra edição já está programada para ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de abril, desta vez no município de Olho D’Água do Casado. 

O mutirão também conta com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag); as secretarias de Estado de Alagoas da  Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); o Instituto de Identificação (POL); Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater); Banco do Nordeste e das Prefeituras Municipais.