Alagoas

Segurança Pública de Alagoas é aprovada por 72% dos alagoanos, aponta pesquisa

Carlos Nealdo / Agência Alagoas 01/04/2025
Segurança Pública de Alagoas é aprovada por 72% dos alagoanos, aponta pesquisa
Aos finais de semana ocorre o chamado Policiamento Ostensivo - Foto: Weslley Ferreira



 Pesquisa do instituto Ibrape, realizada entre os dias 15 e 17 deste mês, revela que a segurança pública de Alagoas é aprovada por 72% dos alagoanos. De acordo com o levantamento, 27% dos entrevistados afirmaram que a situação melhorou, enquanto outros 45% consideraram que a área se mantém estável.

 

Feita com 2.626 pessoas, em 52 municípios alagoanos de todas as regiões do estado, a pesquisa também mostra que 25% dos entrevistados acham que a segurança pública pior, e 3% não quiseram opinar.

  

A região do Sertão apresentou um maior índice de percepção de estabilidade, apontada por 55% dos entrevistados, e de melhoria na segurança pública, confirmada por 35%, somando 90% dos entrevistados com avaliação positiva. Apenas 8% responderam que a situação piorou e 2% não opinaram.


 

Na região Sul, a aprovação atingiu 76%, com 31% dos entrevistados considerando que a segurança pública melhorou e outros 45% que ela se manteve estável. Outros 24% acreditam que a área piorou.

 

Na Zona da Mata, 74% aprovaram a segurança – sendo que 47% consideram que a situação apresentou estabilidade, e outros 27%, que ela melhorou. Para 24% a segurança piorou. 1% não opinou.

 

No Agreste, a pesquisa mostra que 72% da população aprova a segurança pública de Alagoas. Para 44%, o setor se manteve estável, enquanto para outros 28%, houve melhora. 23% disseram que a área piorou, e 5% não souberam ou não responderam.

 

Em Maceió, a área de segurança pública é aprovada por 66% da população - sendo 22% que consideram que a situação melhorou, e outros 44%, que ela se manteve estável. Para 24% dos entrevistados, a área piorou. Outros 3% não souberam ou não quiseram opinar.

 

A região Norte registrou aprovação de 65% (27% considerando que melhorou e 47% dizendo que permaneceu estável). 34% acham que a segurança piorou, e 1% não quis opinar.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, a aprovação é fruto dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na área. Nos últimos dois anos e meio – de maio de 2022 até os dias de hoje –, foram investidos R$ 640,7 milhões, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

 

“Desde o início de sua gestão, o governador Paulo Dantas definiu a segurança pública como prioridade absoluta. Com um largo sorriso, sempre reafirmava: ‘Nada vai parar, é daqui pra melhor’! E foi exatamente isso que aconteceu. Nada parou, e os avanços são evidentes”, ressalta Flávio Saraiva.

 

“Com mais de R$ 640 milhões investidos no setor, o Governo fortaleceu o combate à criminalidade, proporcionando melhores condições de trabalho para as forças de segurança, ampliando o uso de tecnologia e inteligência policial e reforçando a presença do Estado em áreas estratégicas. Como resultado direto desses investimentos, Alagoas registra uma expressiva redução nos índices de violência, consolidando-se como um exemplo de gestão eficiente e comprometida com a segurança da população”, concluiu.

Entre os principais investimentos estão a aquisição de um helicóptero biturbina airbus multimissão; inauguração de 19 Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps); instalação de novo sistema de videomonitoramento, incluindo 11 totens de alta tecnologia em Maceió, praia do Francês e Arapiraca; atualização das 270 câmeras de videomonitoramento; além de aquisição de viaturas, caminhões, ônibus, armamentos e equipamentos para policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros.



O resultado dos investimentos se reflete na redução da violência no Estado. Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da SSP (Neac/SSP), em 2024 foram registrados 1.055 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Esse número representa uma redução de 53,05% em relação a 2013, o ano mais violento da série histórica, quando foram registrados 2.247 crimes. A queda também é expressiva em relação a 2012, primeiro ano de divulgação da série, que contabilizou 2.187 casos.

 

Para 2025, estão previstos investimentos para a aquisição 680 pistolas taser – sendo que 200 já foram adquiridas; 600 câmeras corporais; 1,6 mil pistolas; 10 fuzis de precisão; 420 submetralhadoras, além da construção de um Cisp na Barra de São Miguel, no litoral Sul de Alagoas, e a construção da Cidade da Polícia em Arapiraca, no Agreste do estado. Este ano, o Governo já adquiriu 3 mil coletes e 220 escudos balísticos.