Economia
Comissão Europeia multa montadoras em 458 mi de euros por investigação de reciclagem de carros
A Comissão Europeia multou 15 fabricantes de automóveis e a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) em um total de cerca de 458 milhões de euros por participarem de uma organização de longa duração de reciclagem de veículos em fim da vida útil, que são os carros que não estão mais aptos para uso. Apesar do envolvimento, a gigante alemã Mercedes-Benz não foi multada, pois revelou o cartel à Comissão sob o programa de leniência. Todas as outras montadoras admitiram ligação com o cartel e concordaram em resolver o caso.
A investigação da Comissão revelou que, por mais de 15 anos, as montadoras e a ACEA firmaram acordos anticompetitivos e se envolveram em práticas concertadas relacionadas à reciclagem desse tipo de veículo.
A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera, responsável pela política de concorrência, disse que não serão tolerados cartéis de nenhum tipo, o que inclui "aqueles que suprimem a conscientização do cliente e a demanda por produtos mais ecológicos".
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo
-
5TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga