Economia
Senado aprova proposta de reciprocidade comercial

Baixar
Na véspera de mais um anúncio de tarifaço por parte do governo norte-americano, o Senado, aqui no Brasil, aprovou uma proposta que prevê a reciprocidade comercial de investimentos; e de assuntos relativos à propriedade intelectual.


O projeto determina reciprocidade econômica, política ou outras práticas que violem, por exemplo, acordos comerciais ou que configurem medidas unilaterais ou apenas a ameaça dessas medidas e que interfiram nas ações brasileiras.
Notícias relacionadas:
- Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço de Trump.
- Relatório dos EUA critica Brasil às vésperas de novo tarifaço de Trump.
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Renan Calheiros, disse que a ideia é dar instrumentos para que o governo brasileiro possa, se julgar necessário, impor medidas.
O texto ainda autoriza a Camex, que é a Câmara de Comércio Exterior, a adotar contramedidas. Uma retaliação. Entre elas, restrição às importações de bens e serviços; ou suspensão de concessões comerciais e de investimentos.
Esse projeto surgiu, inicialmente, para tratar de reciprocidade ambiental; mas, um substitutivo da senadora Tereza Cristina ampliou as possibilidades.
Mesmo assim, o governo brasileiro ainda fala em diplomacia e conversas. O vice-presidente Geraldo Alckmin, ressaltou.
O discurso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que está em Paris para participar de conferência climática e multilateralismo, vai no mesmo sentido.
O texto aprovado nesta terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos vai agora para análise da Câmara.
O presidente da CAE, senador Renan Calheiros, chegou a fazer um apelo para que o presidente da Câmara, Hugo Motta, coloque rapidamente essa proposta em votação.

Economia Medida ocorre às vésperas do anúncio de aumento de tarifa pelos EUA Brasília Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço de Trump Relatório dos EUA critica Brasil às vésperas de novo tarifaço de Trump 01/04/2025 - 15:09 Sâmia Mendes / Liliane Farias Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional EUA tarifaço barreiras econômicas terça-feira, 1 Abril, 2025 - 15:09 3:37
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo
-
5TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga