Alagoas

Governo de Alagoas cede imóvel e firma acordo de cooperação com o Ifal

Severino Carvalho / Agência Alagoas 01/04/2025
Governo de Alagoas cede imóvel e firma acordo de cooperação com o Ifal
Secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos representou o governador Paulo Dantas na solenidade de assinatura - Foto: Thiago Sampaio



O Governo de Alagoas formalizou, nesta terça-feira (1), a cessão do imóvel, situado no Benedito Bentes II, em Maceió, ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), para o uso nas atividades educacionais, sem a necessidade de pagamento de aluguel.

A solenidade aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e marcou também a assinatura do Acordo de Cooperação Acadêmica entre as partes para a execução de atividades do Campus Piranhas, no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.

A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, representou o governador Paulo Dantas durante a cerimônia. Ao citar as ações desta terça-feira e os programas exitosos, ela afirmou que o Governo de Alagoas pavimenta o futuro ao investir na educação.

“Esse é mais um ato que comprova o compromisso do governador Paulo Dantas com a educação pública de qualidade, aqui em Alagoas. A gente viu, essa semana, as notícias que apontam que 85% da população aprova a gestão da educação conduzida pelo governador Paulo. E isso não é à toa”, enfatizou Renata dos Santos.

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, explicou que, com o Termo de Cessão, o Campus Ifal – Benedito Bentes muda de tipologia, o que vai possibilitar a oferta de novos cursos e abertura de novas vagas.

“Um campus, que hoje tem 13 técnicos e 20 professores, vai poder, agora, mudar de tipologia: de um campus avançado para um campus definitivo, com 70 professores e 40 técnicos. Então, isso vai possibilitar a oferta de novos cursos e de novas vagas para que a gente possa continuar cumprindo a missão de promover a educação de qualidade social, pública, gratuita e inclusiva”, celebrou Guedes.

Ele recordou que, em 2016, o então govenador Renan Filho – hoje ministro dos Transportes do Governo Lula – fez a cessão provisório do imóvel ao Ifal.

“Gratidão ao ex-governador Renan Filho, por possibilitar essa oferta de educação profissional num bairro tão importante. E, claro, ao governador Paulo Dantas, por esse momento, pelo dia de hoje, de, junto com a Secretaria de Planejamento e toda a estrutura do Governo, fazer uma cessão de vinte anos, que vai possibilitar a mudança de tipologia do nosso campus”, agradeceu Guedes.

Campus Piranhas

Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), o Governo de Alagoas também celebrou o Acordo de Cooperação Acadêmica com o Ifal, Campus Piranhas, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.

“Nós temos o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, que é um espaço onde desenvolvemos tecnologias sociais, onde agricultores familiares são capacitados. Mas, agora, teremos essa possibilidade de trabalhar pesquisa e extensão com os alunos. Vamos conseguir atender mais de mil alunos dos diversos cursos voltados à agricultura, à pecuária e à agroecologia, dentro do Centro Xingó”, comemorou a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.

“Da mesma forma, os professores vão poder desenvolver ações, utilizar o nosso auditório, as nossas salas de aula, para que possamos desenvolver, cada vez mais, a agricultura e a pecuária no nosso Estado, assim como também a testagem das nossas sementes do programa Planta Alagoas, que lançamos na semana passada”, acrescentou a secretária.

Estudantes e professores do Ifal prestigiaram a solenidade, que também contou a presença do deputado estadual Silvio Camelo; da secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Júlia Casado; do superintendente de Gestão Patrimonial, Jonathan Soares; do vereador por Maceió, Silvio Camelo Filho, dentre outras autoridades.