Internacional
ONU pede justiça após ataque que matou socorristas na Faixa de Gaza

Baixar
A Organização das Nações Unidas pediu justiça após o ataque israelense que matou socorristas na Faixa de Gaza. A declaração veio do subsecretário-geral de Ajuda Humanitária da ONU, Tom Fletcher, nessa segunda-feira. Ele exigiu “respostas e justiça” em relação ao ataque que matou oito médicos palestinos, seis socorristas da Defesa Civil e um funcionário da ONU no sul de Gaza.


Os corpos foram recolhidos e enterrados em vala comum, junto com os veículos destruídos. Segundo o chefe do escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários no Território Palestino, Jonathan Whittall, todos os veículos estavam "claramente identificados", e mesmo assim foram atingidos pelos ataques israelenses.
O escritório coordenou o acesso à área com autoridades israelenses, que identificaram onde os corpos foram enterrados. A autorização foi concedida cinco dias após as mortes, em 23 de março.
Segundo agências de notícias, as forças israelenses alegaram que os socorristas foram mortos após os veículos avançarem "de forma suspeita”. Israel também disse que um membro do Hamas foi morto com outros oito terroristas. Esse é mais um ataque, após o fim do cessar-fogo que chegou a ser declarado mês passado.
Na semana passada, o Secretário-geral da ONU, António Guterres informou que foi reduzido o número de funcionários na área onde o conflito se arrasta por 15 meses e matou mais 50 mil pessoas em Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino.
Guterres deu a declaração logo após um tanque israelense atingir o complexo da ONU em Deir Al Balah, matando um trabalhador búlgaro, e ferindo gravemente outros cinco profissionais.

Internacional Conflito na região já dura 15 meses e matou mais de 50 mil pessoas São Luís 01/04/2025 - 13:44 Nadia Faggiani / Liliane Farias Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional Israel Faixa de Gaza ONU terça-feira, 1 Abril, 2025 - 13:44 1:40
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo
-
5TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga