Alagoas
Instituto de Criminalística de Maceió conclui primeiro laudo pericial de Comparação de Locutores

O Instituto de Criminalística de Maceió alcançou um feito inédito e de grande relevância para a perícia criminal de Alagoas. O Setor de Perícias em Áudio e Vídeo confirmou nesta terça-feira (01) que concluiu o primeiro laudo pericial de Comparação de Locutores, representando um salto qualitativo nas técnicas forenses disponíveis para a elucidação de casos criminais.
Esse exame, até então inédito no estado, permite analisar se dois áudios, um questionado e outro padrão, foram proferidos pela mesma pessoa. Trata-se de um procedimento altamente técnico, que exige extensa análise e a aplicação de metodologias especializadas, demandando várias horas de trabalho e conhecimentos específicos.
Este marco histórico foi conduzido pelos peritos criminais Renato Deininger e Cyntia Toledo, especialistas graduados em engenharia elétrica e fonoaudiologia, respectivamente. O trabalho foi supervisionado pelo perito Charles Mariano, chefe especial do ICM, também engenheiro, garantindo rigor técnico e precisão nos resultados.
.jpeg)
Nesse caso específico, o Setor de Perícias em Áudio e Vídeo recebeu uma requisição para realizar a análise de áudios de uma conversa, coletados durante uma investigação que apurava um crime de estelionato. Alguém, supostamente se passando por outra pessoa, enviou áudios para uma terceira pessoa para aplicar o golpe da contratação de uma carta de crédito de consórcio.
Os peritos criminais Renato Deininger e Cyntia Toledo explicaram que a maior dificuldade diz respeito à complexidade dos exames. É um processo que envolve análises detalhadas de diversos aspectos da voz e da fala. A precisão do exame requer um treinamento apurado para que os peritos possam identificar e diferenciar com clareza as suas particularidades.
“O nosso primeiro exame pericial de Comparação de Locutores foi concluído com êxito, e os resultados indicam que as análises realizadas são aprazíveis para a elucidação do caso. As conclusões obtidas são consistentes e contribuirão para o avanço da investigação, com a certeza de que a metodologia aplicada apresenta rigor técnico-científico”, afirmaram Cyntia Toledo e Renato Deininger.
O chefe especial do ICM, Charles Mariano, afirmou que a introdução deste novo exame representa um avanço significativo na atuação pericial do Estado. Ele ressaltou que a ampliação e criação de novos setores, como também a chegada dos novos peritos, têm permitido ao órgão investir na inovação e na especialização, aprimorando e ampliando continuamente os serviços prestados à sociedade alagoana.
“A implementação desse novo exame consolida o Instituto de Criminalística de Maceió como referência na aplicação de tecnologias forenses de ponta, ampliando a capacidade investigativa do Estado e contribuindo significativamente para a busca da verdade e da justiça. Isso eleva os padrões de excelência, aprimorando e ampliando os serviços prestados à sociedade alagoana”, disse Mariano.
O chefe do ICM ainda garantiu que essa ampliação dos serviços reafirma o compromisso inabalável com a inovação, a qualificação profissional e a constante evolução da perícia criminal em Alagoas. Com o sucesso desse primeiro exame, a perícia de comparação de locutores ficará disponível no portfólio do Setor de Perícias em Áudio e Vídeo para novas solicitações.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo
-
5TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga