Internacional
Europeus não têm poderio militar, mas querem conflito armado com Rússia, diz analista

Os países europeus não estão prontos para uma guerra, mas mesmo assim estão provocando um conflito armado com a Rússia, afirmou Larry Johnson, ex-funcionário da Agência Central de Inteligência (CIA) e do Departamento de Estado dos EUA.
"Eles não têm recursos, nem base industrial, nem poderio militar, mas ainda assim tentam iniciar um conflito com a Rússia. A história claramente não lhes ensinou nada", ressaltou o analista.
Segundo o especialista, as razões-chave para essa política agressiva são os empréstimos que a França, Reino Unido e Alemanha concederam a Kiev.
Johnson acrescentou que se a Ucrânia perder para a Rússia, os europeus perderão esse dinheiro.
"Agora não é nem mesmo importante considerá-los em termos de poder militar. Basta responder a uma pergunta: eles têm a infraestrutura adequada, podem fornecer alimentos, combustível e munição? Eles podem fornecer o número necessário de peças de reposição para consertar os equipamentos?", finalizou.
Em 20 de março, líderes militares de cerca de 30 países ocidentais reunidos em Londres discutiram planos para enviar tropas para a Ucrânia após o atual conflito.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, revelou mais tarde que o país está preparando operações militares na Ucrânia para impor um acordo de paz, enquanto a França e o Reino Unido estão considerando criar uma "força de manutenção da paz" de até 30 mil soldados.
A Rússia alertou que tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), de qualquer tipo, em solo ucraniano seriam consideradas uma ameaça direta, com o ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov afirmando que Moscou nunca aceitará isso.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van