Alagoas
Arapiraca e Maragogi recebem equipes volantes do Hemoal para coletas externas de sangue

Equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizam duas coletas externas de sangue nesta terça-feira (1º), das 8h às 16h. As ações ocorrem em Arapiraca, na praça Marques da Silva, situada no bairro Centro, e também em Maragogi, na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro Litorâneo.
Os voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue devem seguir pré-requisitos estabelecidos em portaria emitida pelo Ministério da Saúde (MS), baseada em critérios técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as exigências está apresentar boa saúde, além de idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos.
Com relação aos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. No caso dos candidatos à doação de sangue que irão repetir o procedimento, as mulheres devem ter doado pela última vez há no mínimo de três meses e os homens há dois meses.
Quanto aos voluntários que são menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. Os documentos, contudo, devem ser originais e oficiais, sendo obrigatório que tenham foto, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação. Os candidatos à doação de sangue que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ou que colocaram piercing, há impedimento para doar pelos próximos 12 meses.
As pessoas devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
4ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas