Política

Autarquia de Limpeza Urbana já realizou mais de 120 fiscalizações em 2025

31/03/2025
Autarquia de Limpeza Urbana já realizou mais de 120 fiscalizações em 2025

Do início de janeiro ao final de março deste ano, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) trabalhou incansavelmente na fiscalização de possíveis infrações cometidas por empresas e cidadãos. Até o momento, o órgão atuou em mais de 120 ocorrências. Dentre os crimes ambientais mais comuns, o abandono de terrenos se destaca com mais de 40% das autuações.

As equipes de fiscalização da Autarquia têm reforçado as ações em diversos bairros para inibir as práticas que alimentam os mais de 180 pontos crônicos de lixo que a capital possui. Além de terrenos baldios, descarte irregular de resíduos e infrações de grandes geradores também foram registrados.

Para a coordenadora geral de fiscalização, Sasha Annet, o reforço nas rondas é de extrema importância para punir cidadãos e empresas que não contribuem com a manutenção da limpeza da cidade e o bem-estar ambiental.

Fiscalização autua tanto os proprietários dos terrenos abandonados quanto os responsáveis pelos descartes irregulares. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
Fiscalização autua tanto os proprietários dos terrenos abandonados quanto os responsáveis pelos descartes irregulares. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

“Atitudes como a de descartar irregularmente afetam toda a capital. O lixo despejado em córregos, bueiros e galerias acabam indo para em outros bairros ou até em nossas praias, sendo prejudicial para quem também descarta de forma correta e para o meio ambiente”, disse.

Ações conjuntas

A Autarquia vem realizando atividades que unem as equipes de educação ambiental e fiscalização, com foco em grandes geradores, visitando farmácias, clínicas odontológicas, padarias, açougues e outros estabelecimentos, verificando como eles dão a destinação para seus resíduos, tendo em vista que os locais citados geram grande quantidades de rejeitos, além de alguns trabalharem com material hospitalar, que merecem a devida atenção na hora do descarte por causa de possíveis contaminações.

"Vamos intensificar essas ações com a intenção de educar os proprietários fazê-los entender que proceder da forma correta ajuda a manter a cidade limpa e a saúde de seus cidadãos também, fora os benefícios para o meio ambiente. Em casos que as normas não sejam seguidas acertadamente, haverá punição de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana", completou a coordenadora.

A população pode ajudar a punir os infratores por meio de denúncias. Basta ligar para o número 156 ou enviar fotos e vídeos pelo Whatsapp (82) 98802-4834 ou abrir um protocolo através do aplicativo Limpeza é Massa, disponível para Android e IOS gratuitamente.