Geral

Prazo final para regularização do título eleitoral é 19 de maio

31/03/2025
Prazo final para regularização do título eleitoral é 19 de maio

Baixar

Mais de 5,2 milhões de eleitores que não estão em dia com o título de eleitor têm até 19 de maio para regularizar a situação. No momento, apenas 41 mil pessoas procuraram a justiça eleitoral.

Essa regularização é importante para garantir não apenas o direito ao voto, mas também de tomar posse em concurso público ou tirar passaporte, por exemplo. Por isso, é bom ficar atento.

Eleitor faltoso é aquele que não votou, não justificou e não pagou a multa referente à ausência nas três últimas eleições consecutivas, sendo cada turno contado como um pleito, incluindo os suplementares. Caso não regularize a situação, pode ter o título cancelado.

Se for aplicada multa, ela será calculada por turno ausente. O registro de quitação do débito é automático após o pagamento.

A situação do título eleitoral deve ser verificada no Autoatendimento Eleitoral disponível  nos portais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou dos Tribunais Regionais; aplicativo e-Título; ou pessoalmente, em um cartório eleitoral.   

Caso a pessoa declare a impossibilidade de quitação da dívida, o juiz pode dispensar a multa. 
 

Cabina de votação com a nova urna modelo UE2020 é apresentada em seção eleitoral simulada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Geral Mais de 5,2 milhões de pessoas tem pendências com a justiça eleitoral. Brasília 31/03/2025 - 08:58 Sâmia Mendes / Rilton Pimentel Ana Lúcia Caldas – Repórter da Rádio Nacional eleições Título Eleitoral Justiça Eleitoral TSE E-título segunda-feira, 31 Março, 2025 - 08:58 1:24