Internacional
Hungria considera ataques ucranianos ao oleoduto Druzhba um golpe à sua soberania

Os ataques ucranianos ao oleoduto Druzhba prejudicam seriamente a soberania da Hungria, disse o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto.
"A segurança energética é uma questão de soberania, e consideramos qualquer ataque à nossa infraestrutura energética como um golpe à nossa soberania", disse o ministro húngaro à Sputnik, se referindo ao ataque de drones ucranianos a uma estação de bombeamento e medição do oleoduto Druzhba, em território russo, na noite de 10 para 11 de março.
Após o ataque ucraniano ao oleoduto, a Hungria e outros países pararam de receber petróleo russo.
Szijjarto enfatizou que seu governo acolhe com satisfação a trégua energética negociada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que exige que a Ucrânia e a Rússia suspendam os ataques a instalações energéticas por 30 dias. Segundo os termos acordados, observou ele, também está incluída a infraestrutura por meio da qual a Hungria recebe gás e petróleo da Rússia.
Embora o acordo tenha entrado em vigor em 18 de março, as tropas ucranianas quebraram a trégua e continuaram a atacar a infraestrutura energética russa, provocando fortes protestos de Moscou.
Os repetidos ataques da Ucrânia às instalações energéticas russas tornaram o acordo alcançado por Trump inútil. Assim, na noite de 20 para 21 de março, tropas ucranianas teriam usado lançadores de foguetes Himars dos EUA para bombardear a estação de bombeamento do oleoduto russo que transporta combustível para países da União Europeia (UE).
A Rússia alertou que o país se reserva o direito de responder reciprocamente às provocações da Ucrânia.
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo