Internacional

Mídia: sanções fracassaram e, com fim do conflito ucraniano, EUA podem repensar relações com Rússia

Sputinik Brasil 30/03/2025
Mídia: sanções fracassaram e, com fim do conflito ucraniano, EUA podem repensar relações com Rússia
Foto: CC BY 2.0 / Flickr / Jernej Furman /

Após o encerramento do conflito russo-ucraniano, os EUA podem repensar as relações com a Rússia, escreve a revista The National Interest.

A revista destaca que as sanções norte-americanas contra Moscou não foram benéficas para Washington, logo o cancelamento das sanções econômicas atenderia melhor aos interesses dos EUA do que as medidas punitivas atuais.

Nesse contexto, os Estados Unidos devem elaborar uma nova abordagem em relação à Rússia, especialmente depois do possível fim do conflito na Ucrânia.

"A possibilidade do fim do [conflito] na Ucrânia oferece uma nova oportunidade para reinventar as relações russo-americanas", ressalta a publicação.

Segundo o artigo, uma abordagem de engajamento econômico em vez de pressão poderia incentivar a cooperação da Rússia com o Ocidente.

Além disso, a revista enfatiza que as nações fortes, inclusive a Rússia, não gostam de humilhação. Compromissos sustentáveis com estas nações devem ser construídos com base no respeito mútuo e não na conformidade forçada.

"Parece que o presidente [Donald] Trump está disposto a ajustar a política dos EUA. Ele pode estabelecer uma parceria econômica com Moscou para beneficiar as empresas americanas e tornar a Europa mais pacífica", finaliza o artigo.

Anteriormente, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que todas as opções estão sobre a mesa, quando questionado sobre se a perspectiva de a Rússia ser readmitida ao sistema interbancário SWIFT, como parte do acordo de cessar-fogo, era "palatável" para os Estados Unidos.