Internacional
'Dor fantasma de um império perdido': Starmer e Macron são os políticos mais perigosos do mundo

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente francês, Emmanuel Macron, são os políticos mais perigosos do mundo atualmente, potencialmente desencadeando uma crise global sobre a Ucrânia devido à sua "dor fantasma" de impérios perdidos, escreve o semanário suíço Die Weltwoche.
A revista observa que, embora a União Europeia tenha sido fundada para a paz, os líderes da França e do Reino Unido agora espalham retórica militarista, ao contrário dos EUA, que, apesar de seu histórico de guerra, buscam a paz.
O artigo alerta que, por trás de suas grandes promessas à Ucrânia, ambos os países são mais fracos do que parecem, tornando-os propensos a ações arriscadas que podem iniciar um conflito global.
Em 20 de março, uma reunião em Londres com líderes militares de cerca de 30 países ocidentais discutiu planos para enviar tropas para a Ucrânia após o conflito.
Starmer revelou mais tarde que o Reino Unido está preparando operações militares na Ucrânia para impor um acordo de paz, enquanto a França e o Reino Unido estão considerando criar uma "força de manutenção da paz" de até 30 mil soldados.
A Rússia alertou que tropas da OTAN, de qualquer tipo, em solo ucraniano seriam consideradas uma ameaça direta, com o ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov afirmando que Moscou nunca aceitará isso.
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo