Internacional
Especialista: tentativas dos EUA de anexar a Groenlândia serão um desastre para a OTAN

Qualquer tentativa dos EUA de anexar a Groenlândia ao território americano terá consequências desastrosas para a OTAN, das quais a aliança nunca poderá se recuperar, considera ex-subsecretário de Defesa para a Política Europeia e da OTAN no Pentágono Jim Townsend.
"Seria simplesmente uma catástrofe horrenda para a relação transatlântica, ou a OTAN ou as relações dos EUA com a Europa e o resto do mundo [...] OTAN nunca se recuperaria", disse ele, escreve Newsweek. De acordo com ele, a Rússia e China seriam os beneficiários disso.
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, afirmou nesta sexta-feira (28) que a Groenlândia ficaria melhor sob a proteção dos EUA e acusou a Dinamarca de investir pouco na ilha. A declaração foi dada durante a visita a uma base militar dos EUA na Groenlândia.
Com cerca de 56 mil habitantes, a ilha foi uma colônia da Dinamarca, um dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), até 1953. Ela continua sendo parte do reino da Dinamarca, mas em 1979 se tornou uma região autônoma.
Em seu discurso na base militar, Vance acrescentou que o governo dinamarquês não tomou as medidas necessárias para garantir a segurança da Groenlândia nos últimos 20 anos, e afirmou que os EUA não têm planos de expandir sua presença militar na Groenlândia, mas de investir em quebra-gelos e navios de guerra na ilha.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo
-
5TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga