Internacional
FDI afirmam ter atingido centros de comando do Hezbollah e locais de infraestrutura no sul do Líbano

As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram, nesta sexta-feira (28), que atacaram militantes e instalações de infraestrutura do movimento xiita Hezbollah no sul do Líbano.
"Nas últimas horas, as FDI atacaram centros de comando do Hezbollah, locais de infraestrutura terrorista, lançadores e terroristas no sul do Líbano. O ataque de projéteis do Líbano em direção à área da Alta Galileia, no norte de Israel, esta manhã constitui uma violação flagrante dos entendimentos entre Israel e o Líbano, e representa uma ameaça direta aos civis do Estado de Israel", disseram as Forças Armadas israelenses em uma declaração no Telegram.
Mais cedo, as FDI registraram vários projéteis sendo disparados do Líbano.
Israel e Líbano assinaram um cessar-fogo em 27 de novembro, interrompendo em grande parte mais de um ano de hostilidades, incluindo dois meses de guerra aberta, quando Israel enviou tropas terrestres.
Desde então, Tel Aviv continuou a realizar ataques periódicos contra o território libanês e acusa o Hezbollah de violar a trégua ao se preparar para retomar os ataques iniciados em 8 de outubro de 2023, em apoio ao movimento palestino Hamas.
O acordo previa ainda a retirada das tropas israelenses do Líbano em 18 de fevereiro, após o país perder o prazo de janeiro, mas manteve forças em cinco locais considerados "estratégicos".
O cessar-fogo também exigia que o Hezbollah se retirasse para o norte do rio Litani, a cerca de 30 quilômetros da fronteira, e desmantelasse qualquer infraestrutura militar remanescente no sul. Israel também acusa o grupo de não cumprir integralmente o que foi acordado.
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo