Geral

Projeto de estudantes pretende arborizar Instituto de Ciências Sociais

Ação ambiental será na quarta-feira (2), às 10h, em parceria com a Prefeitura de Maceió, no âmbito do projeto Arborizar é Massa

Por Lenilda Luna - jornalista 28/03/2025
Projeto de estudantes pretende arborizar Instituto de Ciências Sociais
Ação ambiental será na quarta-feira (2), às 10h, em parceria com a Prefeitura de Maceió, no âmbito do projeto Arborizar é Massa

Um projeto de extensão de estudantes do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), conseguiu a parceria da Prefeitura de Maceió para promover o plantio de mudas de árvores no entorno do prédio da unidade, no Campus A.C. Simões. A ação ambiental vai no âmbito do projeto Arborizar é Massa na quarta-feira (2), às 10h.

O projeto de extensão foi desenvolvido pelos estudantes de bacharelado em Ciências Sociais, Anienne Nascimento e Davi Soares, em parceria com a direção do ICS e a Diretoria de Arborização Urbana e Educação Ambiental da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).

Luciana Santana, diretora do ICS, informou que a direção da Unidade abraçou o projeto desde que os estudantes enviaram a proposta em 2024. “Ano passado não conseguimos realizar o plantio, porque perdemos a temporada das chuvas, mas, este ano, nos preparamos para realizá-lo. Além dos técnicos da Alurb, contamos com a parceria da Proinfra [Pró-reitoria de Infraestrutura], representada pelo Felipe Paes”, informou a gestora.

O plantio será feito por funcionários da Alurb, com a presença da comunidade acadêmica. Técnicos do órgão municipal vão dar orientações e promover a sensibilização sobre a importância da arborização. Além disso, será oferecido um lanche saudável, no auditório Paulo Décio, no ICS.

Toda a comunidade estudantil e docente do ICS e da Ufal é esperada para este ato que pretende ser o primeiro de uma série de parcerias com o projeto Arborizar é Massa, para ampliar a cobertura verde do campus. “A iniciativa visa proporcionar benefícios ambientais e maior conforto térmico para quem frequenta a universidade”, afirmou Davi Soares.

Segundo os organizadores, foram selecionadas espécies arbóreas adaptadas ao clima e às condições do solo da região, com o objetivo de garantir um crescimento saudável e a harmonia com o espaço urbano. “Escolhemos mudas que tenham o objetivo de sombra, mas os estudantes também queriam árvores frutíferas, e ainda aquelas espécies que garantem flores para embelezar nosso espaço”, informou Luciana Santana.

Segundo a diretora, o projeto apresentado pelos estudantes garante mais do que o plantio de mudas. “Convidamos a comunidade acadêmica para esse momento de sensibilização, com a equipe especializada da Alurb. Temos essa responsabilidade com essa questão ambiental e também para contribuir iinstitucionalmente com uma Universidade mais acolhedora para todos os estudantes, técnicos e professores. Estamos felizes com a concretização desse projeto”, finalizou.

Projeto de estudantes da Ufal pretende arborizar Instituto de Ciências Sociais