Alagoas

Exibição de filmes alagoanos e roda de conversa encerram última edição do Cine na Rede, em Arapiraca

Daniel Borges / Ascom Secult com Louhuama Alves / Assessoria Cine na Rede 28/03/2025
Exibição de filmes alagoanos e roda de conversa encerram última edição do Cine na Rede, em Arapiraca
Projeto levou o cinema alagoano para as ruas de Arapiraca, com exibições em rede e encontros com o público - Foto: Divulgação



Após levar o cinema para as ruas e praças de Arapiraca, transformando redes em telas e espaços públicos em salas de exibição a céu aberto, o Cine na Rede chega à última edição nesta sexta-feira (28). O encerramento acontece no Pub Treze, às 19 horas, reunindo público, realizadores e amantes da sétima arte em uma noite de celebração à cultura, à sensibilidade e ao poder do audiovisual alagoano.

 

A sessão contará com a exibição de quatro filmes de realizadores alagoanos: “Dentro de Mim”, de Dayane Teles; “Ana Terra”, produção coletiva; “Besta Fera”, de Wagno Godez; e “O Canto”, de Izabella Vitório e Isa Magalhães.

 

O encerramento também será marcado por um bate-papo com os cineastas, proporcionando ao público um mergulho nos bastidores das obras, compartilhando processos, desafios e a potência do cinema independente.

 

O projeto é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

 

Impacto

 

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou o impacto do projeto na democratização do acesso à cultura no interior do estado.

“A gente sente quando um projeto toca as pessoas de verdade, e o Cine na Rede fez isso. É bonito ver como algo simples, como uma rede esticada virando tela, pode reunir tanta gente, provocar emoção, reflexão, e criar memórias afetivas. O audiovisual alagoano é potente, sensível e tem muita coisa linda pra mostrar. Encerrar esse ciclo é também abrir espaço para novas histórias. Fico feliz por termos apoiado uma iniciativa tão bonita e transformadora”, afirmou Mellina Freitas.

 

Ao longo de sua realização, o Cine na Rede passou por diversos pontos de Arapiraca, reunindo dezenas de cinéfilos e fortalecendo a cena audiovisual local. Para a idealizadora Dayane Teles, o sentimento é de gratidão e entusiasmo com o futuro.

 

“Foi lindo de ver. O cinema espalhando arte na cidade e de uma forma tão nossa, que é a rede, como tela. Já estamos ansiosos para a próxima”, disse.