Economia
Banco Central sinaliza previsão de novo aumento da taxa Selic

Baixar
O Banco Central sinalizou, nesta terça-feira (25), previsão de novo aumento na taxa Selic — mas com ajuste menor na próxima reunião do Copom, marcada para o início de maio.


Essa estimativa é justificada pela continuidade do cenário considerado adverso para a inflação, além da elevada incerteza e das defasagens do ciclo de aperto monetário.
A avaliação está na ata do Comitê de Política Monetária.
Lembrando que na semana passada, o Copom elevou a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano.
A medida foi tomada pelo cenário de expectativas de inflação acima da meta, da resiliência na atividade econômica e de pressões no mercado de trabalho.
Segundo o BC, a elevação da Selic é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta, e a decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.
Para além da próxima reunião, o Comitê reforça que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação.

Economia Estimativa é justificada pelo cenário adverso para a inflação Brasília 25/03/2025 - 15:39 Daniel Ito / Liliane Farias Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Copom banco central terça-feira, 25 Março, 2025 - 15:39 1:17
Mais lidas
-
1ACIDENTE
Colisão entre carros deixa três mortos e dois feridos na BR-316, em Cacimbinhas
-
2RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista
-
3EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5JUSTIÇA
Zé Felipe acusa Virginia de ocultar patrimônio e pede bloqueio de R$ 200 milhões