Internacional
'Poder de Zelensky vai acabar em breve', atesta economista

O regime de Vladimir Zelensky na Ucrânia provavelmente será substituído em breve, pois não tem apoio público suficiente e é corrupto, disse o economista norte-americano e professor da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs, à Sputnik.
"O governo Zelensky provavelmente estará fora do poder em breve. O governo governa por lei marcial, falhou em suas principais políticas, é supostamente muito corrupto e carece de apoio público. Essas condições sugerem a probabilidade de mudança política", disse Sachs quando perguntado sobre como ele via o futuro de Zelensky.
O professor observou que seu ponto de vista era "fortemente contra operações para mudança de regime" e que a doutrina da Organização das Nações Unidas (ONU) de não intervenção em assuntos internos deveria prevalecer.
No início de março, a mídia noticiou que aliados importantes do presidente dos EUA, Donald Trump, mantiveram conversas com possíveis oponentes de Zelensky para avaliar se a Ucrânia conseguiria realizar uma eleição presidencial rápida.
Em fevereiro, Trump criticou Zelensky por sua relutância em realizar eleições, chamou-o de "ditador" e também sugeriu que o líder ucraniano queria manter o "trem da alegria" em andamento em meio ao conflito com a Rússia. Trump também disse que o ucraniano convenceu os EUA a gastar US$ 350 bilhões (cerca de R$ 2 bilhões) "para entrar em uma guerra que não poderia ser vencida".
O mandato presidencial de Zelensky expirou em 20 de maio de 2024. Novas eleições presidenciais não ocorreram devido à lei marcial aplicada no país pelo atual regime.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado