Internacional
Trump anuncia data da divulgação de todos os arquivos sigilosos sobre assassinato de JFK

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que todos os arquivos secretos sobre o assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, em 1963, se tornarão públicos nesta terça-feira (18).
Trump anunciou a entrega dos documentos nesta segunda-feira (17), durante visita ao Kennedy Center, local de artes cênicas em Washington que leva o nome do falecido presidente. De acordo com ele, os documentos ainda restritos sobre o atentado que matou o 35º presidente dos EUA, John F. Kennedy, em 1963, tem aproximadamente 80 mil páginas.
Em janeiro, Trump assinou uma ordem executiva instruindo o diretor de Inteligência Nacional e o procurador-geral a apresentarem um plano em um prazo de 15 dias para a "divulgação total e completa" dos registros relacionados ao assassinato de John F. Kennedy.
A ordem executiva também prevê a divulgação completa dos arquivos relacionados aos assassinatos do senador Robert F. Kennedy e do ativista Martin Luther King Jr. em 1968.
O Arquivo Nacional dos EUA divulgou dezenas de milhares de documentos nos últimos anos relacionados ao assassinato de Kennedy. Outros milhares foram retidos com a justificativa de preocupações com a segurança nacional.
De acordo com o arquivo, 97% dos documentos já são públicos. Na época as investigações determinaram que o crime foi cometido por um ex-atirador de elite da Marinha, Lee Harvey Oswald, agindo sozinho. Mas não faltam especulações e teorias da conspiração sobre o assassinato que já foi tema de várias obras literárias e cinematográficas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5SEGUNDO JORNAL
Preso em Maceió, Collor ganha sala da diretoria como cela