Internacional
Venezuela acusa a Guiana de violar o direito internacional ao usar o mar de Essequibo

O governo venezuelano denunciou nesta quarta-feira (12) o presidente da Guiana, Irfaan Ali, acusado de violar marco regulatório internacional ao dispor do mar de Essequibo.
"O Zelensky do Caribe (referindo-se a Irfaan Ali) persiste em violar flagrantemente o direito internacional ao dispor unilateralmente de um mar ainda a ser delimitado. Sua postura de ladrão, ameaçando a Venezuela com hegemonias em desuso, busca apenas perturbar a paz de nossa região", escreveu a vice-presidente Delcy Rodríguez no Telegram.
O comentário de Rodríguez foi feito na esteira de declarações de Ali, que afirmou que estava "buscando uma solução pacífica" com Caracas sobre a região e pedido a Nicolás Maduro, presidente venezuelano, "que respeitasse a decisão adotada pela Corte Internacional de Justiça".
"Esta triste figura da história do nosso Caribe tem apenas uma opção legítima: a negociação política no âmbito do Mecanismo Argyle. A Venezuela nunca abrirá mão de seus direitos históricos sobre o Essequibo!", ponderou Rodríguez.
Situação entre Guiana e Venezuela
As tensões entre Caracas e Georgetown aumentaram depois que a Guiana recebeu propostas para oito dos 14 blocos de petróleo licitados em dezembro de 2022 no mar territorial de Essequibo.
Nesse contexto, o governo venezuelano realizou um referendo consultivo em dezembro de 2023 para reivindicar a soberania sobre Essequibo.
Após a consulta, Maduro e Ali se encontraram em São Vicente e Granadinas, onde expressaram sua disposição de continuar o diálogo para resolver a disputa.
Além disso, eles concordaram que Venezuela e Guiana "não irão, direta ou indiretamente, ameaçar ou usar força uma contra a outra sob nenhuma circunstância".
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO FUTEBOL
Vídeo vazado de radialista expõe bastidores do CSE e revela possível repasse irregular de renda de CSE x CSA para jogador e diretor do tricolor
-
2Cidadania
Médico Oswaldo Gomes de Barros Filho recebe título de cidadão honorário de Novo Lino
-
3OBITUÁRIO
Pai da prefeita de Novo Lino, médico Oswaldo Gomes de Barros Filho, morre aos 63 anos
-
4CADÊ A JUSTIÇA?
Rompimento político expõe tentativa de intimidação de Gilberto Gonçalves ao sobrinho e prefeito de Rio Largo, Carlos Gonçalves; vídeo
-
5JOGO DECISIVO
Em Palmeira dos Índios, CSE e CSA decidem quem será o dono da vaga na final da Copa Alagoas