Finanças

Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro

Primeira parcela do imposto vence em 6 de fevereiro e pagamento à vista garante desconto de 7%

Agência O Globo - 12/01/2026
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, nesta segunda-feira (12), o envio das guias de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL) referentes a 2026. A primeira cota do imposto vence no dia 6 de fevereiro, mesmo prazo para quem optar pelo pagamento integral com desconto de 7%.

As correspondências serão entregues nas residências dos contribuintes pelos Correios. Caso a guia de cobrança não seja recebida até 15 dias antes do vencimento da primeira cota, é necessário providenciar a segunda via no portal Carioca Digital. A emissão online estará disponível a partir de 21 de janeiro, sendo obrigatório informar o número de inscrição do imóvel.

Para quem optar pelo pagamento parcelado, todas as cotas poderão ser baixadas e impressas de uma só vez, sem necessidade de acessar o site mensalmente.

Também é possível solicitar a guia presencialmente em postos de atendimento do IPTU. Confira os endereços:

Centro (sede da Prefeitura do Rio) – Rua Afonso Cavalcanti, 455, prédio anexo, térreo – de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

Barra Shopping – Avenida das Américas, 4.666, entrada A, lojas 215/216, Barra da Tijuca – de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

West Shopping – Estrada do Mendanha, 555, loja 282, Campo Grande – de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Norte Shopping – Avenida Dom Hélder Câmara, 5.474, loja 3.021, Cachambi – Cobertura – Vida Center – de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Correção do valor

O valor do IPTU 2026 será reajustado pela inflação acumulada de 2025, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), que ainda será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segunda via

De acordo com a Prefeitura do Rio, os pedidos de segunda via da cobrança de IPTU e TCL feitos após o vencimento da primeira cota estarão sujeitos a acréscimos legais sobre as cotas vencidas.

Pagamento

O IPTU pode ser quitado via Pix, por meio de QR Code inserido no Documento de Arrecadação Municipal (DARM) emitido pelo portal Carioca Digital. O pagamento, assim como pelos demais meios, é compensado em até dois dias úteis.

Também é possível pagar o imposto por débito automático. A lista de bancos habilitados está disponível no portal da Prefeitura.

Alerta contra golpes

A Secretaria Municipal de Fazenda reforça que não envia comunicações ou boletos de pagamento por WhatsApp, e-mail ou SMS.