Internacional
Avanço da China em tecnologia espacial revolucionária suscita preocupações dos EUA, diz mídia

A China está avançando em tecnologia espacial potencialmente "revolucionária", levantando preocupações dos Estados Unidos de que a lacuna entre Washington e Pequim esteja diminuindo e que isso possa levar a uma mudança no equilíbrio de poder no espaço, adverte um oficial da Força Espacial dos EUA.
Em janeiro de 2025 a China lançou o satélite Shijian-25, que testou a tecnologia de reabastecimento em órbita. Este avanço prolonga a vida útil dos satélites, o que pode ter um impacto significativo nas operações espaciais, escreve South China Morning Post.
O sargento-mor chefe Ron Lerch, vice-chefe de operações espaciais para inteligência dos EUA, notou que este evento é de importância histórica, uma vez que a China demonstrou publicamente pela primeira vez suas capacidades nesta área.
Durante o seu discurso no centro de pesquisa Chatham House, baseado em Londres, Lerch disse: "É bastante claro que eles, os chineses, têm uma preocupação significativa em ter capacidades até 36.000 km acima da Terra, e estão buscando ativamente capacidades para testar isso".
Sabe-se que os EUA também desenvolvem tecnologias semelhantes. Em 2019, a Northrop Grumman lançou um projeto que permitiu prolongar a vida útil dos satélites. A NASA também tinha um projeto parecido, mas ele foi fechado devido a vários problemas.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2LUTO EM ALAGOAS
Família divulga detalhes do velório e sepultamento do ex-prefeito Marcelo Lima
-
3MEIO AMBIENTE
IMA lança Selo Alagoas pelo Clima e reforça compromisso com a descarbonização no estado
-
4HOMENAGEM
Marlan Ferreira lamenta a morte do ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima
-
5JUSTIÇA E POLÍTICA
Arthur Lira acusa Renan Calheiros de “conduta criminosa”, mas aliados dos dois ensaiam união em Alagoas pelo Senado em 2026