Cidades
Escritor arapiraquense publica livro produzido durante laboratório de poesia do Sesc Alagoas
Segundo livro de Vitor Emmanuell, “No rés da pele” reúne 50 poemas que buscam refletir sobre a complexidade da existência humana

O escritor arapiraquense Vitor Emmanuell acaba de lançar seu segundo livro. A obra, intitulada “No rés da pele” e produzida durante o Laboratório Sesc de Criação e Expressão Literária, está à venda no site da Editora Floreando, editora paraense responsável pela publicação. Segundo o autor, o livro reúne poemas que abordam temas como dor e saudade e buscam refletir a complexidade da existência humana.
O romance foi a porta de entrada de Vitor no mundo da publicação, mas, segundo o autor, foi na poesia que sua escrita tomou forma, quando participou do Laboratório Sesc de Criação e Expressão Literária, realizado em 2023, em Arapiraca, e conduzido pela escritora Marta Eugênia.
Vitor descreve as experiências vivenciadas no curso como “uma mudança de vida”, tendo um grande impacto em seu processo de escrita. “Até aquele momento, eu acreditava que só servia para a prosa. Foi Marta Eugênia que me ensinou que a poesia é um elo capaz de unificar vida e linguagem. Ela mostrou que a poesia tem estrutura e que os ajustes necessários ao gênero podem qualificar o texto”, afirmou.
Durante o período do laboratório, o escritor produziu 50 poemas, todos escritos e editados a partir dos comentários da professora e dos colegas de curso. “Com dois encontros semanais, Marta passava exercícios de escrita criativa, após a teoria literária, e escrevíamos nossos textos para apreciação do grupo. Eu andava com meu caderno pronto para as ideias e escrevia. No fim do laboratório, já tinha um livro em mãos. Poucos meses após o curso, recebi o aceite da Editora Folheando”.
Sobre o Laboratório Sesc de Criação e Expressão Literária
O Laboratório Sesc de Criação e Expressão Literária oferece oficinas para escritores iniciantes com o objetivo de incentivar a produção textual a partir da exposição de técnicas e teorias de criação literária. Para isso, busca oferecer aos participantes recursos teóricos e práticos para a construção de uma voz autoral na escrita, a fim de potencializar habilidades de observação, imaginação e criação com a linguagem literária.
De acordo com o gerente de Cultura do Sesc Alagoas, Guilherme Ramos, essas oficinas são realizadas desde 2014 e, desde então, diversos ex-alunos já tiveram textos premiados em concursos, ministraram oficinas de escrita em projetos do Sesc e lançaram livros. “O ciclo sempre se reinicia, provando que onde houver incentivo haverá resultado”, afirmou Guilherme.
Tendo ele mesmo provado desse incentivo, Vitor se mostra um grande promotor da iniciativa. “Sou o famoso ‘cria de oficina’, onde o Sesc publica que há oportunidade de aprendizado, meu nome automaticamente está lá”, disse.
“No rés da pele” conta com prefácio da escritora Marta Eugênia e comentários da crítica de cinema Kamylla Donato e do vencedor do prêmio Sesc de Literatura Airton Souza. Para adquirir a obra, é só clicar AQUI.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda