Variedades
Exposição com itens raros celebra 60 anos da Jovem Guarda

Baixar
O ano de 2025 marca o aniversário de 60 anos da Jovem Guarda, movimento cultural que surgiu em um dos programas televisivos de maior impacto na sociedade e na cultura do Brasil. Para celebrar a data, o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, traz a exposição Jovem Guarda 60 anos.


A mostra, aberta no fim de fevereiro, traz álbuns, pôsteres, fotografias, capas de revistas, matérias de jornais e itens pessoais dos artistas integrantes.
Conduzido por Wanderléa, Erasmo Carlos e Roberto Carlos, o programa Jovem Guarda estreou na TV Record em 1965. Ao longo dos anos em que ficou no ar, recebeu centenas de artistas, músicos, bandas e intérpretes de todo o país.
Para o curador da exposição, André Sturm, a Jovem Guarda foi muito maior que o programa de televisão e pautou costumes, hábitos, moda e até uma linguagem própria, com presença até hoje na juventude brasileira.
"Foi a primeira vez que teve um programa de música com artistas jovens cujo objetivo era atingir os jovens. A música brasileira é riquíssima, maravilhosa, mas ela nunca tinha tido esse foco de falar a linguagem jovem, de buscar o jovem. Inclusive, diversas palavras, gírias das letras das músicas da Jovem Guarda viraram coloquiais na língua portuguesa: broto, é brasa, mora", destaca.
A exposição é inspirada na coleção do jornalista Washington Morais, detentor de um dos maiores acervos privados do Brasil sobre o período. Ele permanece com o mesmo entusiasmo de quando tinha 14 anos, quando o programa da Jovem Guarda estreou nos anos 1960. "Eles fizeram uma geração que criou um movimento cultural", afirma.
No percurso da mostra, que é dividida em sete espaços, o visitante pode ver itens raros, como o disco lançado por Roberto Carlos com o primeiro hit assumidamente rock ‘n roll: Splish Splash.
Trechos de entrevistas exclusivas também integram as galerias, com nomes como Martinha, Eduardo Araújo, Sérgio Reis, Jerry Adriani e Wanderléa.
A exposição Jovem Guarda 60 anos fica em cartaz no MIS por tempo indeterminado.
*Com colaboração de Sarah Quines, da Rádio Nacional (SP)

Cultura Mostra acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo São Paulo 05/03/2025 - 21:36 Bianca Paiva / Paulliny Fernandes Joana Cortes, da Rádio Nacional* Jovem Guarda MIS exposição quarta-feira, 5 Março, 2025 - 21:36 2:39
Mais lidas
-
1NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
2ESCOLHA
Cardeais esperam que conclave para eleger próximo papa seja rápido
-
3EDUCAÇÃO
Políticas públicas de melhorias salariais para servidores da Educação marcam a gestão de JHC
-
4
Para 2026, vem aí um ‘novo Arthur Lira’ como candidato ao Senado Federal
-
5SENTENÇA ELEITORAL
Justiça julga procedente investigação contra laranjas em Dois Riachos