Brasil
'Cena grotesca', diz Lula sobre bate-boca entre Trump e Zelensky

Em coletiva em Montevidéu, Lula comentou a discussão entre os líderes em encontro na Casa Branca e disse que Zelensky foi "humilhado" por Trump.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "cena grotesca" o bate-boca protagonizado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e o ucraniano Vladimir Zelensky, no encontro entre os líderes no Salão Oval da Casa Branca na sexta-feira (28).
"Eu acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como a que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca", afirmou Lula.
"Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso, acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso do Zelensky e eu disse ao presidente da Alemanha que é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia, fique responsável pela manutenção da OTAN", acrescentou.
A declaração de Lula foi dada neste sábado (1º), em entrevista à margem da posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.
Na sexta-feira, durante visita de Zelensky à Casa Branca, Trump impôs pressão sobre o ucraniano, afirmando que, se não houver um acordo de paz para o conflito ucraniano, vai "lavar as mãos" e a Ucrânia sairá perdendo.
"O problema é que te dei poder para ser um cara durão, [mas] não acho que seria um cara durão sem os Estados Unidos. E seu povo é muito corajoso, mas ou você faz um acordo ou estamos fora, e, se estivermos fora, você vai lutar. Não acho que vai ser bonito, mas você vai lutar", disse o norte-americano.
Zelensky tentou retrucar, mas Trump prosseguiu, afirmando que "o ucraniano está apostando com a vida de milhões de pessoas".
"Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria", afirmou Trump a Zelensky.
Logo após a transmissão do encontro, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou o episódio entre os líderes como um "fracasso diplomático de Kiev" e enfatizou que o ucraniano segue obcecado em continuar com a guerra.
"Nas atuais condições políticas, que estão cada vez piorando para o regime de Kiev, essa figura [Zelensky] é incapaz de mostrar senso de responsabilidade e, portanto, está obcecada em continuar a guerra, rejeitando a paz, que é como a morte para ele. A repreensão sóbria dada pelo presidente americano a Zelensky na Casa Branca não tem precedentes na história da política e diplomacia internacionais", afirmou Zakharova.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios