Geral
Descobrem na Escócia mais de 30 moedas inglesas e escocesas raras do século XV (FOTO)

Um tesouro de mais de 30 moedas de ouro e prata do século XV foi achado por aficionados com detector de metais na região de Scottish Borders, situada no sul da Escócia.
Keith Young e Lisa Stephenson desenterraram as moedas no povoado de Cappercleuch em novembro passado, no entanto a descoberta não havia sido publicamente anunciada até a passada quarta-feira (19) pela Unidade de Tesouros Ocultos, escreve Border Telegraph.
"Os artefatos do século XV são uma mistura de moedas escocesas e inglesas, com moedas de prata groats [moedas britânicas antigas no valor de 4 pence] cunhadas pelo rei Henry V, o rei Edward IV" e outras moedas de ouro escocesas cunhadas pelos reis James I e II.
Um tesouro de moedas de ouro escocesas e de prata inglesas, datadas do século XV, foi descoberto por detectoristas de metais em Scottish Borders.
"Tesouros de moedas contendo uma mistura tanto de moedas inglesas como escocesas não são incomuns, mas não vemos muitos tesouros deste período na Escócia, por isso é um achado fascinante", disse Antony Lee da Unidade de Tesouros Ocultos.
O valor de mercado das moedas está sendo determinado pelo Painel de Atribuição de Achados Arqueológicos da Escócia (SAFAP, na sigla em inglês).
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
4CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes