Cidades

Sindilojas e Instância do Agreste se reúnem para discutir potencialidades econômicas de Arapiraca

Redação com Assessoria 24/02/2025
Sindilojas e Instância do Agreste se reúnem para discutir potencialidades econômicas de Arapiraca

O desenvolvimento do turismo no Agreste e como ele pode impactar positivamente a economia de Arapiraca e das cidades vizinhas foram discutidos durante uma reunião entre o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, e a presidente da Instância do Agreste, Evânia Albuquerque.

"Arapiraca tem um potencial turístico pouco explorado. Além da Rota da Cachaça, das demais rotas turísticas e dos eventos gastronômicos, é a cidade que tem as melhores condições para receber os turistas que vêm para o interior de Alagoas, sem contar ainda com o turismo de negócios, que pode se desenvolver melhor. Pensar e executar projetos para desenvolver esses potenciais é muito positivo para o comércio e para a economia de Arapiraca como um todo", declarou Wilton Malta.

Durante a reunião, Evânia Albuquerque apresentou a Instância do Agreste, associação que reúne o trade turístico de nove municípios agrestinos e que conta com a participação dos poderes público, privado e da sociedade civil.

Um dos projetos mais conhecidos da Instância é a Rota da Cachaça, realizada em parceria com o Sebrae, que mapeou e preparou as empresas do ramo de bebidas para receber turistas, com um roteiro passando pelos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro, São Sebastião e Arapiraca, que já está consolidado nacionalmente.

O projeto mais recente é a Rota Indígena, que tem como atrativos o turismo étnico, histórico e cultural, fazendo com que os visitantes mergulhem na cultura das aldeias indígenas no Agreste, mantendo contato direto com a população local, seus costumes, crenças, culinária e artesanato, como uma forma de desenvolver a economia dessas comunidades.

Na reunião, Wilton Malta e Evânia Albuquerque discutiram como Arapiraca pode servir de base nas rotas turísticas que passam pelo Agreste e como esses turistas podem ajudar a movimentar o setor de comércio e serviços da cidade.