Cidades
Pinto da madrugada leva frevo à avenida e arrasta mais de 500 mill foliões na orla de Maceió
Maior bloco de Alagoas levou alegria, cultura e energia para a avenida, homenageando grandes nomes da arte e da história

O Pinto da Madrugada superou expectativas neste sábado (22), reunindo mais de 500 mil foliões na orla de Maceió ao som do frevo. Patrimônio imaterial da cultura alagoana e maior bloco do estado, o Pinto celebrou seus 26 anos com um desfile inesquecível. “Foi o desfile mais lindo, nunca vi nada igual”, afirmou Braga Lyra, um dos fundadores.
Saindo do Marco dos Corais, o bloco trouxe 15 orquestras com mais de 900 músicos alagoanos, o tradicional clarim do momo e bonecos gigantes, garantindo um espetáculo vibrante para o público. “O Pinto da Madrugada fortalece nossa identidade e impulsiona a economia local. Em um mês de preparação, movimentamos comércio, hotéis, bares e restaurantes”, destacou Braga. Segundo o Observatório da Economia Criativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o bloco gera cerca de R$ 120 milhões na economia criativa do estado.
Neste ano, três grandes homenageados marcaram o desfile:
• O cineasta alagoano Carlos “Cacá” Diegues, ícone do Cinema Novo, falecido em 14 de fevereiro de 2025.
• A produtora cultural e artista circense Peró Andrade, referência nas artes cênicas de Alagoas, falecida em dezembro de 2024.
• O Museu Théo Brandão, que celebra seu cinquentenário em 2025.
A segurança do evento foi reforçada, com aproximadamente 200 policiais distribuídos entre patrulhas motorizadas e a pé, garantindo a tranquilidade dos foliões.
O evento foi transmitido ao vivo por todas as emissoras abertas de Maceió, com flashes no noticiário nacional, além de ampla cobertura em rádios e redes sociais.
Além da Prefeitura de Maceió, nesses seus 26 anos de avenida conta também com os patrocínios do Hotel Ponta Verde, Pitu, Bonsono, Telesil e Maceió Shopping. Fortalecendo ainda mais a história do bloco, que é a referencia do carnaval alagoano.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van