Artigos
Caio Porto, amante do mar

De repente, chega-me às minhas mãos o majestoso livro: Caio, o Amigo, do escritor João F Sombra que registrou sua bem-sucedida trajetória profissional. Com lisonjeira dedicatória: Ao estimado amigo Dr. Laurentino Veiga com fraterno abraço. Do companheiro fiel, amigo solidário, e, principalmente, uma companhia agradabilíssima de ontem e de hoje.
A bem da verdade, vê-se no livro Apresentação, Resumo de uma existência, Registros especiais, Caio, os esportes e a caça submarina, sua paixão. Além de, Depoimento dos filhos queridos com os netos, Um momento de tristeza, Depoimento dos irmãos e amigos, Textos notáveis do Caio, Homenagens, apreciações, medalhas recebidas e portarias de nomeações, a vidas do Caio em Imagens e Epílogo.
A obra, por sua vez, recheada de fotos de eventos, com o Comandante Henrique e com sua linda família. Destaco na página 161, foto do Caio com sua elegante esposa, recebendo a Comenda Doutor Ib Gatto Marinho Falcão de minhas mãos, na Casa da Palavra Momento solene da homenagem prestada ao imortal, ex-presidente da Academia Alagoana de Letras.
Caio Porto Filho herdou a temática poética de sua saudosa genitora Ilza Espírito Santo Porto, inquilina da Casa de Demócrito Gracindo, uma exímia escritora consagrada no seu tempo. Laureada com diversos prêmios conquistados pela sua elegância em escrever. Notadamente, suas crônicas inseridas na Gazeta de Alagoas.
Exalto a música de Caio: “ Cansei de amar sem ser amado /E de tão magoado, agora só quero paz. Siga o teu caminho / Me deixe sozinho. Não te quero mais. Vou procurar, Um amor diferente /Que me deixe contente e nada mais. Por isso, vou curtir a natureza/ Vou abraçar a beleza Da Barra de São Miguel. Quero o mar, quero navegar, Quero o sol e quero amar / Os coqueirais, o massunim e esse céu, quero enfim viver na Barra de São Miguel ”.
Fez uma bela amizade com o professor Roberto Campos, ex-ministro, ex-embaixador do Brasil na Inglaterra. Dele, recebeu em seu livro a significativa dedicatória: “ Para o Caio, companheiro de lutas jurídicas e financeiras, ofereço o Ensaio Contra a Maré”. Marcou sua trajetória profissional auxiliando ao mestre com carinho.
Segundo o seu biógrafo: “ Caio prega, com a sua maneira de ser, a amizade, a solidariedade, os valores sociais antigos, o respeito, a honestidade, a honra, a união, o bem-querer. E ensina um pouco, a valorizar o lado bom da vida, respeitando a natureza ”.
O Documentário bem escrito, servirá de exemplo para outras famílias desejosas de perpetuar seus ancestrais. São 215 páginas bem organizadas, constando de fotos memoráveis ao longo de vida de Caio Porto Filho. Dir-se-ia que o biografado é, por excelência, figura extraordinária acessível ao convívio social. No seu majestoso Caio Mar proporciona lazer, entretenimento a sociedade alagoana.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
3OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
4EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores