Cidades

De portas abertas para a fé, arapiraquenses celebraram em comunhão chegada de Nossa Senhora do Bom Conselho

Um momento de fé, de tradição cultural e de romaria!

William Rocha 03/02/2025
De portas abertas para a fé, arapiraquenses celebraram em comunhão chegada de Nossa Senhora do Bom Conselho
Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

Arapiraca viveu, neste domingo (2), mais um importante momento da sua história centenária, e refazendo os passos de Manoel André, fundador desta terra, trouxe da cidade de Bom Conselho, no interior do estado de Pernambuco, a imagem que leva o mesmo nome e abençoa o município do Agreste alagoano.

Três dias de viagem a cavalo, onde os mais de 200 cavaleiros e amazonas percorreram trilhas da Caatinga, observando cenários naturais das cidades percorridas, compartilhando momentos únicos, experiências inenarráveis, compartilhando as suas religiosidades.

Em sua chegada a Arapiraca, a imagem da Santa Padroeira passou por importantes localidades da cidade e pelas ruas de cada bairro, moradores abriam as suas portas para receber as bençãos de Nossa Senhora do Bom Conselho para um ano de felicidades e conquistas.

A espera da imagem da Santa, na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, o prefeito Luciano Barbosa compartilhou mais esse momento de fé com centenas de fiéis, homens, mulheres e crianças que lotaram a região central de Arapiraca para louvar, cantar e agradecer as graças alcançadas.

“Eu me sinto muito feliz de poder participar dessa, que além de ser uma manifestação cultural, é também a manifestação da tradição de fé que o povo de Arapiraca tem à Nossa Senhora do Bom Conselho. E mantendo essa tradição, que os cavaleiros e amazonas saem da cidade de Bom Conselho [interior de Pernambuco], fazendo toda a trajetória ano após ano ao longo de todo esse tempo, a gente vê que é mantida a nossa tradição, a nossa fé. Com a Santa Missa, renovamos a fé do povo arapiraquense para que ela nos cubra com o seu manto e nos proteja, como vem protegendo nos últimos 100 anos de emancipação política, de uma cidade de um povo ordeiro e trabalhador, que transformou um vilarejo na segunda maior cidade do Estado de Alagoas. Isso também está nas mãos de Nossa Senhora do Bom Conselho, que nos protegeu em muitas situações, crises econômicas, de desempregos e da pandemia. Então, eu peço que ela continue intercedendo por nós e, com seu manto, proteja Arapiraca”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.

A chegada da santa à concatedral foi repleta de emoção, e com os olhos marejados de lágrimas, muitos dos que estavam ali, fazendo a recepção da padroeira da cidade de Arapiraca, agradeciam a sua presença, a sua proteção e o aconchego daquela que há mais de 100 anos abençoa o município.

Após a procissão, pelas principais ruas da cidade, foi realizada, pelo Dom Valdemir Ferreira dos Santos, bispo da Diocese de Penedo, a Santa Missa em menção a Padroeira de Arapiraca, nossa Senhora do Bom Conselho, acompanhada por centenas de fiéis presentes no Largo Dom Fernando Gomes e nas plataformas digitais da Prefeitura de Arapiraca.

Finalizando a programação, a cantora Eliana Ribeiro emocionou os corações do público com as mais belas canções, louvores e orações àquela que abençoa e seguirá protegendo Arapiraca para toda eternidade.