Economia
PMI industrial dos EUA sobe a 51,2 em janeiro e sinaliza expansão pela 1ª vez em 7 meses
O índice de gerentes de compras (PMI) industrial dos EUA subiu de 49,4 em dezembro para 51,2 em janeiro, segundo pesquisa final divulgada nesta segunda-feira, 3, pela S&P Global. O resultado ficou bem acima da leitura preliminar (50,1) e da previsão de analistas consultados pela FactSet (50).
Esse é o primeiro avanço do índice acima da barreira de 50 em sete meses, o que sinaliza expansão da atividade no setor.
Chris Williamson, economista-chefe de Negócios da S&P Global, afirma que "um novo ano e um novo presidente trouxeram novo otimismo para o setor manufatureiro dos EUA. A confiança empresarial em relação às perspectivas para o ano à frente disparou para o nível mais alto em quase três anos, após um dos maiores ganhos mensais já registrados pela pesquisa".
No entanto, o economista destaca que um aumento na taxa de crescimento dos custos de insumos e dos preços de venda "pode se tornar uma preocupação caso essa intensificação das pressões inflacionárias seja sustentada nos próximos meses" nos EUA.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
3POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
4FLAGRANTE
Imagem mostra momento em que jovem é assassinada a tiros na Santa Amélia
-
5CONGRESSO
Dra. Eudócia assume o Senado e apresenta projeto revolucionário na área da Saúde