Alagoas
Seduc destaca avanços e novas metas de alfabetização em seminário com secretários municipais de Educação
Os avanços alcançados e as metas para a alfabetização das crianças alagoanas na idade certa – até o 2º ano do ensino fundamental - foram temas do Seminário Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL), cuja programação se encerrou na quinta-feira (23), no Centro de Convenções de Maceió.
Na ocasião, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou projetos e ações para os novos secretários municipais de Educação e fortaleceu laços e parcerias com os gestores antigos.
Em dois momentos, a secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, destacou a importância do Regime de Colaboração entre Estado e Município na melhoria do ensino aprendizagem das crianças e jovens alagoanos.
“Para continuarmos avançando, fortalecer esta parceria é essencial. Não podemos fazer distinção entre estudantes da Rede Estadual e Rede Municipal de Ensino. Eles são estudantes alagoanos e todos nós somos responsáveis por eles”, frisou Sueleide.
O presidente da Undime-AL, Djalma Barros, também apontou os benefícios desta cooperação. “É muito importante nos reunirmos neste seminário para falarmos sobre políticas educacionais. Nossa meta é fazer o Regime de Colaboração acontecer da melhor forma”, pontuou.
Avanços
O superintendente de Cooperação com os Municípios e coordenador da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) pela Seduc, Daniel Marinho, apresentou avanços que a união de esforços entre Estado e Municípios trouxe para a Educação de Alagoas por meio do Programa Criança Alfabetizada e da Rede Renalfa.
De acordo com levantamento da Rede Renalfa, em 2019, o percentual de crianças alfabetizadas em língua portuguesa no 2º ano de ensino fundamental em Alagoas era de 39%. Hoje é de 44%. Em 2023, 16 municípios alagoanos registravam o percentual de 75% de seus estudantes com faixas etárias de sete anos alfabetizados. Atualmente, são 27. Em 2024, 15 municípios afirmaram ter quase 100% de suas crianças alfabetizadas e seis declararam ter alfabetizado 100% de seus alunos.
Além disso, 80% dos municípios receberam o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, em qual o Ministério da Educação reconhece a gestão dos municípios comprometidos com a alfabetização.
“Tivemos muitas conquistas na alfabetização de nossas crianças graças a esta parceria e engajamento das redes envolvidas. Em 2025, fortaleceremos esta cooperação por meio de ações como avaliações de fluência, processos formativos não só para alfabetização na idade certa, mas também para recomposição de aprendizagem e entrega de material didático para nossos estudantes”, adiantou Daniel.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3TAPANDO BURACO
Prefeita Luisa Duarte designa secretários interinos para Meio Ambiente e Defesa Civil em Palmeira dos Índios
-
4CHOVIA NO MOMENTO DO ACIDENTE
Alagoanos estão entre os mais de 50 feridos em acidente de ônibus em Minas Gerais
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tensão continua: Câmara resiste contra prefeita Luísa após ameaça de exposição e pede mais prestação de contas