Política
Gilvan Barros pode assumir vaga de Arthur Lira caso deputado seja nomeado ministro
Ex-presidente da Câmara é cotado para Agricultura ou Saúde e pode disputar o Senado em 2026
O ex-deputado estadual Gilvan Barros, primeiro suplente de Arthur Lira (PP), pode assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados caso se confirme a nomeação de Lira para um ministério no governo Lula (PT). O ex-presidente da Câmara é cotado para assumir as pastas da Agricultura ou Saúde, o que ampliaria sua influência política e fortaleceria seu nome para a disputa ao Senado Federal em 2026.
Nas eleições de 2022, Lira foi eleito com 219.452 votos, enquanto Gilvan Barros, com 53.732 votos, ficou como suplente na coligação do Progressistas. Atualmente, Barros atua no setor privado, mas mantém forte presença nos bastidores da política alagoana. Seu filho, Gilvan Barros Filho, reeleito deputado estadual, também mantém o grupo político da família ativo no estado.
Lira de Olho no Senado em 2026
Com o fim de seu mandato como presidente da Câmara no dia 1º de fevereiro, Arthur Lira busca consolidar sua posição na política nacional. Seu nome é ventilado para um ministério estratégico, o que poderia fortalecer sua base e ampliar sua influência com vistas às eleições de 2026, quando duas vagas para o Senado estarão em disputa por Alagoas.
Entre os prováveis concorrentes ao Senado está o senador Renan Calheiros (MDB), que tentará a reeleição. A eventual entrada de Lira no ministério poderia lhe garantir mais visibilidade e apoio político, consolidando-se como um forte adversário na corrida pelo Senado.
A possível saída de Lira da Câmara dos Deputados abre espaço para Gilvan Barros, que pode finalmente ocupar um assento no Congresso Nacional, garantindo continuidade à representação do grupo político no legislativo federal. O cenário, no entanto, ainda depende das negociações em Brasília, onde as articulações ministeriais seguem intensas.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar