Alagoas

Parceria entre Estado e municípios é destaque no seminário para novos secretários de Educação

Manuella Nobre / Ascom Seduc 21/01/2025
Parceria entre Estado e municípios é destaque no seminário para novos secretários de Educação
Evento recebeu novos secretários municipais de Educação - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc


A importância da parceria entre Estado e municípios na Educação – conhecida como Regime de Colaboração – foi destaque na abertura do Seminário Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL). O evento, que tem como objetivo acolher os novos secretários e secretárias municipais de Educação, teve início na manhã desta terça-feira (21), no Centro de Convenções, em Jaraguá, e se estende até quinta-feira (23).

 

Representando a secretária Roseane Vasconcelos na abertura do evento, a secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Sueleide Duarte, agradeceu à Undime e aos municípios por entenderem e fortalecerem cada vez mais esta parceria.

 

“Começou um novo ano e também um novo desafio. É necessário refletir como e onde podemos melhorar, com quem podemos continuar contando, com quem podemos tratar e como fazer para focar nas nossas metas e nos nossos objetivos. Contem sempre com a Undime; contem sempre com a Secretaria de Estado da Educação. Somos parceiros e é um orgulho poder contar com vocês para, a cada dia, melhorarmos os resultados da Educação em nosso estado”, afirma Sueleide, que também é uma das palestrantes do evento.

 

A importância do Regime de Colaboração também foi ressaltada pelo presidente da Undime-AL, Djalma Barros.

“Estamos aqui para receber os novos dirigentes da Educação dos 102 municípios e apoiá-los. A gente precisa falar sobre os temas atuais e a importância das políticas educacionais, então os convidamos, e convidamos também a Seduc. Nossa meta é fazer o Regime de Colaboração acontecer da melhor forma ”, avalia Djalma.

 

Programação

 

A programação do seminário, que tem como tema central: “O Papel do Dirigente Municipal de Educação na Articulação, Formulação e Implementação das Políticas Educacionais”, segue até a próxima quinta-feira (23) com vários técnicos da Seduc trazendo suas experiências em diversas palestras.

 

Nesta quarta-feira (22), a partir das 8h30, o professor Zezito Araújo, técnico da Gerência Especial de Diversidade, Educação Inclusiva e Meio Ambiente da Seduc, participa da mesa temática “Educação para a equidade: implementação da Política Nacional de Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola (PNEERQ) na construção de escolas inclusivas”.

 

Na mesma data e horário, na mesa “Educação como Direito: consolidando o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos”, estará presente a gerente especial de Fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos, Dirlene Monte.

 

Ainda nesta quarta-feira, no horário da tarde, a partir das 14h, o superintendente de Cooperação com os Municípios e coordenador da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) pela Seduc, Daniel Marinho, integra a mesa temática “Política Nacional de Alfabetização e Renalfa: caminhos para a transformação da alfabetização no território de Alagoas”.

 

E, fechando a programação com os especialistas da Seduc, na quinta-feira (23), a secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, profere a palestra “Regime de Colaboração – acesso, permanência e equidade na Educação Básica em Alagoas: as ações da Seduc em Regime de Colaboração com os municípios 2025”, a qual será mediada pela dirigente municipal de Atalaia e vice-presidente da Undime-AL, Glauciane Veiga Wanderley.