Brasil
Centrão avança nas periferias do Brasil: para onde foi a esquerda?
Com pautas relacionadas aos direitos humanos, partidos de esquerda sempre foram fortes nas periferias do Brasil, contando com o apoio de líderes comunitários.

No entanto, com o avanço de partidos de centro na política nacional, as periferias também viram o crescimento do centrão no apoio às lideranças e no contato com os moradores, ocasionando uma "mudança de lado". Com o intuito de conquistar votos nas regiões mais afastadas, o centrão conseguiu repelir a esquerda? Para debater o assunto, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam José Paulo Martin Jr., professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF); Tiaraju Pablo D'Andrea, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenador do Centro de Estudos Periféricos (CEP) e membro do programa de pós-graduação Mudança Social e Participação Política, da Universidade de São Paulo (USP); e Josué Medeiros, cientista político, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Observatório Político e Eleitoral (Opel). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
4ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van