Alagoas

Guarda-vidas resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia

Alessandra Lima* 20/01/2025
Guarda-vidas resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia
A força da água arremessou as vítimas contra os corais - Foto: Ascom CBMAL

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizaram, na manhã deste domingo (19), o resgate de cinco pessoas vítimas de afogamento na Praia do Mirante da Sereia, em Maceió. Entre os resgatados estavam quatro adultos e uma criança de 9 anos, que faziam parte de um mesmo grupo.

 

De acordo com a guarnição de resgate, o grupo, composto por um menino de 9 anos, duas mulheres de 48 e 34 anos, e dois homens de 43 e 72 anos, estava próximo aos corais quando foi surpreendido por uma forte onda. A força da água arremessou as vítimas contra os corais, levando-as a cair em um canal, o que representou um risco iminente de afogamento.

 

Ao perceberem a situação de perigo, três guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático (BBMSA) atenderam à ocorrência com rapidez. Apesar da força das ondas e da dificuldade de acesso, os bombeiros utilizaram técnicas específicas e equipamentos de salvamento para retirar as vítimas do mar com segurança.

 

Após o resgate, as vítimas foram avaliadas no local. Todas apresentavam escoriações leves devido ao impacto contra os corais. Elas receberam os primeiros socorros e foram liberadas em seguida, sem a necessidade de encaminhamento hospitalar.

 

O CBMAL reforça que banhistas e turistas devem evitar acessar áreas de corais, pois essas regiões apresentam riscos à segurança e podem causar acidentes graves. Além disso, o impacto nos corais pode gerar danos ao meio ambiente, prejudicando esse ecossistema sensível.

 

O que fazer em uma situação como essa?

 

Em caso como esses, é essencial chamar imediatamente os guarda-vidas que estão sempre a postos nas praias ou ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Nessas situações, mantenha a calma e evite lutar contra a corrente para prevenir cansaço desnecessário. Em vez de tentar nadar diretamente em direção à praia, a orientação é nadar paralelamente ou em diagonal, o que ajuda a sair da corrente e alcançar águas mais calmas.

 

As correntes de retorno são um risco real para banhistas e uma das principais causas de afogamento nas praias brasileiras. Elas são geradas pelo acúmulo de água na parte rasa devido à ação do vento e das ondas. Para evitar afogamentos, recomenda-se nadar em praias sinalizadas e com a presença de guarda-vidas. Sempre observe se há sinalização indicando alerta ou perigo.

 

*Estagiária sob supervisão.