Política
Novas equipes da Estratégia Saúde da Família somam maior contingente em 20 anos
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou, nesta quinta-feira (16), o acolhimento de médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que integram as 80 novas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) na capital alagoana.
A ação inovadora da Prefeitura de Maceió, que não incorporava equipes à ESF há cerca de 20 anos, vai possibilitar a expansão da cobertura do atendimento aos maceioenses através do SUS, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde do Município.
“A inserção é um marco inédito para a Atenção Primária de Maceió, pois representa um incremento de mais de 100% no número de equipes da ESF. Passamos de 77 para 157, o que representa o grande investimento que a Prefeitura de Maceió está fazendo para proporcionar uma assistência em saúde humanizada, qualificada e eficiente para os maceioenses”, ressaltou a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo.
Realizada pela Coordenação-Geral de Atenção Primária, em parceria com a Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor da SMS, a oficina de acolhimento – dividida por Distritos de Saúde – recebeu, no primeiro encontro, os profissionais que já foram direcionados para 12 unidades do 1º ao 4º Distrito Sanitário. As demais oficinas serão realizadas nos dias 24 e 30 de janeiro, e também no dia 4 de fevereiro.
Na atividade, os profissionais conheceram a estrutura da SMS e as coordenações e programas que compõem a Atenção Primária, além de receber orientações acerca dos parâmetros de atendimento definidos pelo Ministério da Saúde, quantitativo da população do município de Maceió e dos usuários já cadastrados na Estratégia Saúde da Família.
“Apresentamos aos novos profissionais todas as informações acerca da estrutura que o Município dispõe, além das ações que temos desenvolvido, pois consideramos importante que compreendam a importância da Atenção Primária e o papel que cada um precisa desempenhar para garantir eficiência ao nosso atendimento no dia a dia e melhoria nos indicadores de saúde”, frisou a coordenadora de Atenção Primária, Luana Melo.
Se depender das novas equipes de saúde, não vai faltar empenho para buscar a excelência nas ações. “A princípio, fiquei receosa, mas recebi um grande acolhimento da equipe da unidade onde fui lotada, que vem me orientando sobre os procedimentos da rotina do atendimento. Agora, sigo aprendendo e me integrando nas ações e atividades, para atender a população da melhor forma”, afirmou a enfermeira Dayane Karolaine dos Santos.
A técnica de enfermagem Andressa Simplício, que ouvia atentamente as orientações, revelou que vai compartilhar na unidade de saúde as experiências profissionais já vivenciadas em consultórios e hospitais.
“Atuar na rede pública será um desafio para mim. Estou feliz com essa oportunidade e procurando aprender e contribuir cada vez mais com a unidade no atendimento aos usuários”, disse Andressa.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
5
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios